Workshop discute sistema para gerenciar produção de biocombustíveis



O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em parceria com a Boeing Research & Technology, pretende mapear culturas energéticas e identificar áreas potenciais para sua expansão de maneira sustentável. Para viabilizar o projeto, um grupo de especialistas, estão reunidos desde quinta-feira (16) na sede do instituto, em São José dos Campos (SP). Encontro segue até esta sexta-feira (17).

Durante o 1º Workshop Inpe-Boeing sobre o futuro dos biocombustíveis para a aviação no Brasil, pesquisadores começam a definir o escopo do projeto intitulado Plataforma para o Gerenciamento de Culturas Energéticas Baseada em Tecnologias de Sensoriamento Remoto.

“Estamos definindo possibilidades de colaboração, limitações e metas para a implementação”, explica a pesquisadora Leila Fonseca, do Inpe, que coordena o projeto. “Já temos programado um segundo workshop, entre os dias 24 e 26 de fevereiro.”

A plataforma para culturas energéticas deve se basear nas tecnologias de geoprocessamento do Inpe, que desenvolve sistemas customizados capazes de acessar, processar, analisar e disseminar dados espaciais.

A experiência do instituto no mapeamento da cana-de-açúcar (Canasat), entre outros projetos de monitoramento do uso do solo, também é um diferencial para estabelecer esta nova iniciativa.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



17/01/2014 12:17


Artigos Relacionados


Fapesp organiza workshop sobre produção de biocombustíveis

MDIC realiza workshop sobre sistema de suspensão de tributos para produção de exportações

Subcomissão dos Biocombustíveis discute impacto da produção do etanol no meio ambiente

Workshop discute gases de efeito estufa na produção de aves e suínos

Workshop abre canais para parceria entre Brasil e Japão na área de biocombustíveis

Workshop aborda futuro energético sustentável e biocombustíveis