Zambiasi assina manifesto de apoio ao líder da Revolta da Chibata



A autora do livro “Tributo a João Cândido: O rei do Farol da Liberdade”, professora Maria Luci Corrêa Ferreira, pediu, no início da tarde de hoje (09/07), ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), apoio do Parlamento para o manifesto realizado pela comunidade de Encruzilhada do Sul, terra natal de Cândido, em favor da anistia “pos mortem” ao marinheiro, que, em 1910, liderou aqui no Estado a Revolta da Chibata.

O projeto de lei nº. 45, de 28 de março de 2001, do Senado, que concede anistia ao líder e aos demais participantes da revolta, já foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e agora aguarda apreciação na Câmara dos Deputados. “Este manifesto é muito importante, pois apóia um projeto que visa a resgatar e fazer justiça ao líder de uma revolta que mudou a história da Marinha Brasileira, pois conseguiu a abolição do castigo físico ao qual eram submetidos os nossos marinheiros”, observou a professora.

O presidente Zambiasi disse que a Assembléia como entidade política apóia o manifesto que busca a anistia da figura ilustre que foi o marinheiro João Cândido. “É preciso buscar este resgate histórico para o Estado e principalmente para o povo de Encruzilhada”. O deputado afirmou, ainda, que tentará um contato com a bancada gaúcha na Câmara Federal, para que, desta forma, os deputados se conscientizem da importância aprovação deste projeto para o Estado.


07/09/2002


Artigos Relacionados


Paim homenageia aniversário do líder da Revolta da Chibata

Aprovado projeto que concede anistia post mortem ao líder da Revolta da Chibata

Aprovada inclusão do nome do líder da Revolta da Chibata no Livro dos Heróis da Pátria

Aprovada inclusão do nome do líder da Revolta da Chibata no Livro dos Heróis da Pátria

Anistia póstuma a João Cândido, líder da Revolta da Chibata, é destaque em audiência pública

GERALDO CÂNDIDO LEMBRA "REVOLTA DA CHIBATA"