Zambiasi comunica reunião da bancada gaúcha com ministro Hadadd sobre situação da Ulbra



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) comunicou ao Plenário a realização de audiência, nesta quinta-feira (16), da bancada do Rio Grande do Sul como o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre o problema de gestão financeira que enfrenta a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). De acordo com o parlamentar, servidores e professores da instituição - uma das maiores universidades privadas do Brasil, com 150 mil alunos, sendo 80 mil deles presenciais - estão em greve e exigem a renúncia do reitor para voltarem ao trabalho.

Zambiasi afirmou que a audiência "foi dura e, ao mesmo tempo, transparente e real". Os parlamentares gaúchos defenderam a federalização da entidade, mas o ministro informou não haver amparo legal para isso.

O ministro, segundo Zambiasi, anunciou que deverá pedir ao Ministério Público a intervenção judicial na universidade, caso não haja um afastamento espontâneo do reitor. O senador informou também que os credores da instituição deverão ser contatados, para que voltem a ter confiança no recebimento e, assim, seja salvo o ano letivo.

O representante gaúcho no Senado ainda informou que, segundo o ministro, é possível editar uma medida provisória para alterar a lei de falências, estendendo os benefícios concedidos por estas a entidades sem fins lucrativos, como é o caso da Ulbra.

Crack

No mesmo pronunciamento, o senador comentou o drama vivido por uma senhora de 60 anos, em Porto Alegre, que matou a tiros o filho, de 24, viciado em crack. Zambiasi lembrou os efeitos devastadores dessa droga, que chamou de "desgraça de nossa época", enfatizando a rapidez com que destrói o usuário e sua família.

O senador citou o jornal Zero Hora que, em sua edição do dia anterior, informou que o consumo de drogas elevou as internações psiquiátricas no Rio Grande do Sul em 72% nos últimos quatro quatro anos. Ele informou haver 50 mil dependentes de crack no estado e disse não ser exagero afirmar que há um milhão de viciados na droga no Brasil.

O jornal informou ainda que este ano foram presos 90 traficantes no Rio Grande do Sul, 18% a mais que 2008. Desses, 80% foram flagrados vendendo crack.



16/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comunica reunião com ministro da AGU sobre Fundo Aerus

Usina de Candiota pauta reunião da bancada federal gaúcha

Bancada federal gaúcha pede negociação com ministro dos Transportes

TEBET COMUNICA ENCONTRO DA BANCADA DE MS COM O MINISTRO CLÓVIS CARVALHO

Zulke propõe reunião com bancada federal gaúcha para discutir CPI da Corrupção

Zambiasi relata reunião com ministro da Saúde sobre obesidade