Paim comunica reunião com ministro da AGU sobre Fundo Aerus
O senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou reunião, nesta terça-feira (12), com o ministro Luis Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União (AGU) que, segundo informou o parlamentar, garantiu ser possível construir um entendimento legal sobre a situação dos trabalhadores ligados ao Instituto Aerus de Seguridade Social. Do encontro participou também a senadora Ana Amélia (PP-RS).
De acordo com Paim, Adams disse, no entanto, ser necessária uma decisão política do governo de Dilma Rousseff. O ministro também recomendou diálogo com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.
Paim disse ainda ser preciso dialogar também com a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmem Silva, relatora do processo dos trabalhadores ligados ao Instituto Aerus.
De acordo com o senador, a situação dos trabalhadores, aposentados e pensionistas é preocupante. Segundo informou, pessoas que ganhavam entre R$ 8 a R$ 12 mil hoje recebem menos de 8% do antigo salário.
Criado em 1982, o Aerus é uma entidade fechada de previdência que reúne empresas ligadas ao setor aéreo e é mantida basicamente com duas fontes de custeio: dos trabalhadores e das empregadoras. Um dos maiores credores da Varig, o fundo sofreu influência direta da crise financeira que afetou a companhia, cuja falência foi decretada pela Justiça em 2010.
13/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim cobra definição sobre o fundo Aerus
Paim comemora decisão do STF sobre Varig que vai beneficiar fundo Aerus
Paulo Paim volta a cobrar decisão sobre Fundo Aerus
Zambiasi comunica reunião da bancada gaúcha com ministro Hadadd sobre situação da Ulbra
Paim apela ao governo por solução rápida para o Fundo Aerus
Paulo Paim defende solução negociada para Fundo de Previdência Aerus