Zambiasi defende PEC que devolve às Assembléias Legislativas decisão sobre criação de municípios e recebe apoio dos colegas



Durante a sessão deliberativa desta terça-feira (6), o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) defendeu a proposta de emenda à Constituição (PEC 13/02) de sua autoria que devolve aos legislativos estaduais a autonomia para examinar e autorizar a criação de novos municípios e a emancipação de distritos. Os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Jayme Campos (DEM-MT), Valter Pereira (PMDB-MS), Mão Santa (PMDB-PI), Paulo Duque (PMDB-RJ) e Expedito Júnior (PR-RO) também declararam apoio à aprovação da matéria. Ressaltaram que o aumento do número de municípios diminuirá o tamanho de alguns deles, facilitando sua administração.

A PEC 13/02 estabelece que a "criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano" e diz que esses atos serão feitos por lei estadual até 12 meses antes da realização das eleições municipais, dependendo de plebiscito junto à população "da área diretamente interessada".

Zambiasi explica na justificativa da matéria que a PEC 15/96 retirou dos estados a competência de legislar sobre o tema. Para o senador, sua proposta "resgata o pacto federativo" devolvendo aos estados a prerrogativa prevista na Constituição de 1988.

A grande dimensão da maioria dos municípios brasileiros, acrescentou Zambiasi, dificulta sua administração. Ele citou o caso do Mato Grosso do Sul, que tem 139 municípios, com tamanho médio de mais de 6 mil quilômetros quadrados; e o Amazonas, que tem apenas 62 municípios, com tamanho médio de 25 mil quilômetros quadrados.

O senador acrescentou que a Alemanha tem 16 mil municípios (tamanho médio de 22 quilômetros quadrados); a Itália, 9,9 mil municípios (30 quilômetros quadrados na média); e o Brasil, cerca de 5.560 municípios, com tamanho médio de 1.554 quilômetros quadrados. Zambiasi frisou que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou uma ação direta de inconstitucionalidade em maio de 2007 estabelecendo que o Congresso Nacional teria prazo de 18 meses para resolver a questão, tema da PEC de sua autoria.

- Faltam seis meses para acabar o prazo - avisou Zambiasi, cobrando a votação de sua PEC, que está sendo reexaminada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



06/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi cobra decisão sobre PEC que trata da criação de novos municípios

Presidentes de assembleias legislativas pedem a Sarney apoio a PEC que aumenta poder dos estados

Ivo Cassol sugere que assembleias legislativas voltem a ter competência para criar municípios

Tião Viana apóia PEC que devolve aos municípios decisão sobre emancipações

Audiência conjunta sobre TV por assinatura terá participação de assembleias legislativas

José Sarney recebe presente de Suplicy e agradece apoio de colegas pela recuperação