Zambiasi destaca comemorações da Semana Farroupilha



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) destacou as comemorações da Semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul, tradição do estado desde 1947 para lembrar a luta dos gaúchos durante a "Guerra dos Farrapos", iniciada em 20 de setembro de 1835 e encerrada 10 anos depois.

- Os farroupilhas lutavam por uma federação como única forma de atender aos anseios sociais, respeitando as diversificações econômicas regionais. Queriam o direito de legislar e administrar seus recursos em benefício das comunidades contribuintes. Queriam a federação com autonomia de cada província e de cada município, além do controle do poder do estado pelos representantes do povo - justificou o senador.

A maior e mais longa guerra civil do país teve início, lembrou Zambiasi, quando um grupo de rebeldes tomou Porto Alegre. Os gaúchos, disse ele, desde 1815 já nãosuportavam os altos impostos cobrados sobre o que produziam, para consumo interno e exportação, como o charque, o couro, o sebo, a erva-mate, o trigo e outras riquezas, que "eram objeto da cobiça sempre crescente do Império português".

Os líderes locais também se decepcionaram com o poder central da época, pois esperavam receber incentivos para o crescimento econômico do sul, como forma de reconhecimento às gerações de famílias que lutaram nas disputas entre espanhóis e portugueses, travadas pela conquista territorial do extremo sul do Brasil.

A exclusão do sal, insumo básico para a fabricação do charque, dos incentivos concedidos pelo governo às importações teve também contribuição decisiva para o início do conflito, explicou o senador.

Zambiasi informou que as comemorações da Semana Farroupilha acontecem desde 1947, quando um grupo de jovens estudantes em Porto Alegre decidiu fundar um Departamento de Tradições Gaúchas, ligado ao Grêmio Estudantil da Escola Júlio de Castilhos, onde estudavam. Os jovens programaram um evento cívico para o dia 7 de setembro, que ficou conhecido como "Ronda Crioula", termo típico da região relacionado às vigílias noturnas que os peões faziam quando tropeavam o gado.

- Desde então, entre os dias 7 e 20 de setembro, unindo as datas da Independência do Brasil e do início da Revolução, acontece anualmente o acender da Chama da Ronda Gaúcha, prenunciando as comemorações da Semana Farroupilha - disse ele.

Nesse período, continuou o senador, acontecem no Rio Grande do Sul festivais de canções nativas, lançamentos de livros históricos, solenidades, palestras e encontros. As comemorações encerram-se com o Desfile Farroupilha, evento cívico-militar que acontece na capital do estado.



24/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi participa do desfile da Semana Farroupilha

Zambiasi destaca reverência do povo gaúcho à Revolução Farroupilha

Zambiasi prestigiou o Desfile Farroupilha

Zambiasi participa das comemorações dos 60 da Amprgs

Paim homenageia Semana Farroupilha

Assembléia homenageia Semana Farroupilha