Zambiasi diz que não vai se candidatar a cargo eletivo e lembra sua atuação no combate ao uso de drogas



Após anunciar que não se candidatará a mandato eletivo nas próximas eleições, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) mencionou alguns dos projetos de combate e prevenção ao uso de drogas que apresentou em seus oito anos de mandato. Entre eles o que se tornou a Lei 12.219, de 2010, o qual permite que a União possa estabelecer convênios diretamente com os municípios, para prevenir uso indevido de drogas.

Zambiasi citou ainda o Projeto de Lei do Senado (PLS) 187/09, que aumenta a pena para o crime de tráfico de drogas mais pesadas, como cocaína e crack. O projeto, informou, tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde é relatado pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

O representante gaúcho citou também o PLS 202/09, que concede ao segurado da Previdência Social o auxílio doença enquanto durar o tratamento de dependência química. A proposta tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde tem como relator o senador Renato Casagrande (PSB-ES).

No mesmo pronunciamento, nesta quarta-feira (23), o parlamentar citou relatório divulgado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) segundo o qual 49% dos universitários do país já usaram drogas ilícitas. A pesquisa, que ouviu 18 mil jovens de instituições públicas e privadas de ensino superior nas 27 unidades da Federação, constatou que 22% dos universitários estão sob o risco de desenvolver dependência de álcool, e 8%, de maconha.

O estudo constatou ainda que 43% dos universitários pesquisados usaram duas ou mais drogas nos últimos 12 meses. Disseram ter usado álcool 87% deles, e tabaco, outros 22%. Sérgio Zambiasi lembrou que essas duas drogas lícitas são muitas vezes a porta de entrada para drogas mais pesadas, como a cocaína e "o famigerado crack".

O senador foi apoiado, em apartes, pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Magno Malta (PR-ES).



23/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres quer mais exigências para quem se candidatar a cargo eletivo

Azeredo quer acabar com remuneração de servidor público licenciado para se candidatar a cargo eletivo

Aprovada exigência de idoneidade de candidato a cargo eletivo

DECLARAÇÃO DO IR DOS DETENTORES DE CARGO ELETIVO PODERÁ TER REVISÃO OBRIGATÓRIA

Sérgio Zambiasi pede atuação do Congresso no combate ao 'crack'

Jarbas lembra atuação de Fernando Lyra no combate à ditadura