Jarbas lembra atuação de Fernando Lyra no combate à ditadura



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) homenageou nesta terça-feira (19) o ex-deputado federal e ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, falecido no último dia 14. O parlamentar lembrou que Lyra foi um democrata que contribuiu para modernizar as instituições nas duas últimas décadas.

O senador, que estava em viagem e não pôde comparecer às cerimônias de despedida, lembrou a participação de Fernando Lyra na luta contra a ditadura "de forma ousada e corajosa, combatendo publicamente os abusos e os crimes cometidos contra os direitos humanos pelo regime autoritário".

- Fernando era uma pessoa de bem com a vida, alegre, bonachão, com uma fina verve irônica. Mas ele também tinha uma contundência e uma firmeza para expor suas opiniões como poucos que conheci. Tanto na tribuna do Congresso Nacional, quanto nos palanques do norte ao sul do Brasil - afirmou.

Jarbas lembrou que Lyra teve um papel fundamental para livrar o Brasil do “entulho autoritário” - legislação da ditadura que ainda vigorava depois do regime militar.

- Perdi um amigo, uma pessoa com a qual gostava de conversar. Ao longo desses últimos 40 anos, mantivemos um diálogo democrático, inspirador e, acima de tudo, comprometido com o que era melhor para Pernambuco e para o Brasil - disse Jarbas.



19/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon ressalta atuação de Fernando Lyra como articulador da candidatura de Tancredo

Fernando Collor comemora 80 anos da legislação trabalhista e lembra atuação de seu avô

Zambiasi diz que não vai se candidatar a cargo eletivo e lembra sua atuação no combate ao uso de drogas

Congresso homenageia ex-ministro Fernando Lyra

Cristovam presta homenagem a Fernando Lyra

Fernando Lyra: 40 anos dedicados à causa democrática