Zambiasi elogia discurso de Lula na ONU sobre mudanças climáticas
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) elogiou, da tribuna, o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Organização das Nações Unidas (ONU), na terça-feira (25), em que enfatizou a urgência do enfretamento das causas das mudanças climáticas no planeta. Zambiasi ressaltou também a proposta do presidente de realização da Conferência Rio+20, em 2012, sobre meio ambiente, a exemplo da Rio 92.
Zambiasi ressaltou o alerta do presidente Lula para a "iminência de uma catástrofe sem precedentes e de conseqüências imprevisíveis", se os problemas ambientais não forem enfrentados. Ele citou textualmente o presidente quando este disse que é preciso "avaliar o caminho percorrido e estabelecer novas linhas de atuação", acrescentando que "se o modelo de desenvolvimento global não for repensado, crescem os riscos de uma catástrofe mundial e humana sem precedentes."
O presidente Lula também cobrou dos países industrializados que dêem o exemplo imediatamente, com o que concordou o senador. Para Zambiasi, é imprescindível o cumprimento dos compromissos estabelecidos pelo Protocolo de Kyoto, em vigor desde 2005 e assinado por 175 países. Ele observou, no entanto, que são necessárias metas mais ambiciosas a partir de 2012.
- Devemos agir com rigor para que se universalize a adesão ao protocolo.
Os países industrializados que o assinam se comprometem com metas de redução de emissões de gases até 2012, mas alguns dos principais poluidores, como os Estados Unidos, não estão entre os signatários - disse.
Zambiasi lembrou que a primeira iniciativa de cunho parlamentar propondo a realização da Rio+20 foi do senador do PTB, o ex-presidente da República Fernando Collor. Recordou que Fernando Collor, quando presidente, patrocinou a realização da Eco 92, evento que trouxe à baila a questão ambiental no final do século 20.
- O século 21 exigirá dos governantes atenção especial para as diversas questões ambientais e seus impactos sociais, econômicos e políticos, pois analistas estratégicos prevêem que, se a crise ambiental se agravar, poderá gerar mais guerras do que a desencadeadas pela disputa pelo petróleo e pelas questões ideológicas - alertou o senador.
26/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zambiasi comenta discurso de Lula na ONU sobre mudanças climáticas
Anibal Diniz elogia atuação do Brasil em Conferência sobre Mudanças Climáticas
Serys elogia participação da ministra Marina Silva em fórum internacional sobre mudanças climáticas
Lula sancionará Política Nacional de Mudanças Climáticas
João Pedro parabeniza Lula e Minc por Plano de Mudanças Climáticas
Sérgio Souza elogia reunião da comissão de mudanças climáticas na usina de Itaipu