Zambiasi expressa preocupação com os que vivem na fronteira



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) afirmou, na manhã desta sexta-feira (25), que está na hora de o Brasil articular-se com os países vizinhos para construir segurança jurídica e bem-estar para os brasileiros que vivem em áreas de fronteira e que nem sempre recebem um tratamento compatível com o dispensado pelos brasileiros àqueles que vem morar no Brasil.

- Essa solidariedade entre povos e Estados é fundamental para o estabelecimento de uma identidade regional, capaz de consolidar um mercado regional comum, compatível com os interesses da coletividade sul americana. - afirmou o parlamentar,

Zambiasi apresentou em Plenário carta recebida de um parlamentar do MERCOSUL, Roberto Campos Ortiz, em que este relata a situação dos "brasiguaios" e a preocupação de seu partido, o Pátria Querida, com esses brasileiros.

Ao reproduzir trechos da carta, Zambiasi disse inexistirem estudos sérios que informem com exatidão quantos brasileiros existem no Paraguai, nem quantos vivem na Bolívia. Ele disse que tampouco existe um diagnóstico objetivo sobre o montante de terras que esses brasileiros ocupam, nem sobre as atividades econômicas que desenvolvem.

- Especificamente no Paraguai, há quem diga que os brasiguaios são responsáveis pelo crescimento da pobreza e da marginalidade. Evidentemente esses argumentos carecem de fidedignidade, mas exigem atenção pelo expressivo nível de preconceito e xenofobia que contém.

Especificamente sobre o Paraguai, Zambiasi lembrou que o Brasil mantém três vertentes de interesses binacionais: a hidrelétrica de Itaipu, o comércio bilateral que se concentra na cidade do Leste e o esforço diário de pelo menos 300 mil trabalhadores conhecidos naquele país como brasiguaios. Por tudo isso, ele acha que providências oficiais devem ser tomadas para garantir maior segurança jurídica a esses brasileiros.

- A crítica situação de instabilidade social, decorrente da insegurança jurídica, da desassistência do governo agrava-se, ainda mais, à medida que a burocratização e a politização da questão levam a indefinição de ações pontuais do governo paraguaio para regularizar a situação dos chamados brasiguaios. A indefinição sobre a situação dos brasiguaios constitui um sério problema social, que atinge brasileiros que moram além de nossas fronteiras, trabalhando, gerando riqueza e contribuindo efetivamente com a economia do país vizinho. - disse o senador.



25/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo brasileiro expressa preocupação com situação na Tailândia

Delcídio expressa preocupação com sucessão de crises na aviação civil

Zambiasi recepciona alunos que vivem experiência de ser deputado por um dia

João Pedro expressa preocupação com dengue no Amazonas e pede atenção para haitianos que chegam à região

Ruben Figueiró manifesta preocupação com segurança em área de fronteira

Questão ambiental já é uma preocupação de todos, diz Zambiasi