Delcídio expressa preocupação com sucessão de crises na aviação civil
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) expressou, nesta quarta-feira (6), sua preocupação com a sucessão de crises no tráfego aéreo nacional, cujo clímax teria sido atingido, na sua opinião, nesta terça-feira (5). Após apontar a maior tragédia da aviação brasileira - a colisão de dois jatos no Norte do Mato Grosso, em setemgro - como ponto de partida dos distúrbios, Delcídio condenou o andamento das investigações - que deveriam ter tido caráter sigiloso - e as informações desencontradas sobre o caso, emitidas por diversas instituições ligadas ao setor.
- Esse acidente trouxe dúvidas, preocupações e dificuldades, que ontem vivenciamos intensamente. Aeroportos superlotados, companhias aéreas sem condição de dar informações, passageiros com dificuldades de encontrar vagas nos hotéis. O clima é de desinformação absoluta e o que preocupa é que, a cada semana, há uma novidade - lamentou.
Depois da operação-padrão realizada pelos controladores de vôo, o que expôs problemas como insuficiência de pessoal e defasagem salarial no setor, Delcídio lembrou os transtornos amargados pelos passageiros com o rompimento, há cerca de três semanas, de um cabo de fibra ótica do Cindacta 2 em Curitiba (PR), até culminar com as falhas de comunicação com a Região Centro-Oeste nesta terça-feira (5). No seu ponto de vista, a crise na aviação civil brasileira envolve problemas tecnológicos e de gestão.
Embora cobre medidas imediatas do governo, o senador diz não ver solução para a crise a curto ou médio prazo e teme que a situação se torne ainda mais crítica com a chegada do período de festas de fim de ano e férias.
06/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Delcídio debate com consultores marco regulatório para aviação civil
Marco regulatório da aviação civil precisa ser atualizado, diz Delcídio Amaral em seminário
Moreira Mendes manifesta preocupação com problemas da aviação civil brasileira
Zambiasi expressa preocupação com os que vivem na fronteira
Governo brasileiro expressa preocupação com situação na Tailândia
Subcomissão da Aviação Civil debate indústria da aviação experimental