Zambiasi quer regulamentar reajuste do salário mínimo
Zambiasi pretende assim solucionar a polêmica que anualmente invade o Congresso na hora de fixar o reajuste do mínimo. As discussões geram custos para o país e causam ansiedade no mercado, destacou.
Pela nova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2005, aprovada pelo Congresso no dia 13 de julho, ficou estabelecido que o salário mínimo terá como critério de reajuste o crescimento do PIB per capita, ou seja, a geração de riqueza no exercício dividido pelo número de habitantes do país. A novidade foi aprovada depois de longa negociação colm o Executivo pelo relator da matéria e autor da proposta, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN).
- Contamos com o apoio dos colegas na aprovação desse projeto pois assim estaremos uniformizando as expectativas dos agentes econômicos e vinculando o salário mínimo ao crescimento do país – disse.
O senador pretende que seja usado o INPC porque esse índice é pesquisado junto a famílias com rendimento mensal entre um e oito salários mínimos, além de medir preços de produtos como alimentação, bebida, habitação, vestuário, transporte, saúde, educação, leitura e papelaria, entre outros.
17/08/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá: Lula quer lei sobre reajuste do salário mínimo acima da inflação
Paim quer que Congresso defina reajuste do salário mínimo por meio de projeto de lei
Lindbergh Farias diz que oposição quer acabar com política de reajuste real do salário mínimo
STF considera constitucional lei de reajuste do salário mínimo
Pavan condena reajuste dado ao salário mínimo
Projeto que trata do reajuste do salário mínimo é aprovado na CAS