Zelaya se prepara para deixar Embaixada do Brasil em Honduras ainda hoje



Brasília - O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, se prepara para deixar a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa (capital hondurenha) ainda hoje (27) em direção a Santo Domingo (capital da República Dominicana). O presidente eleito, Porfírio “Pepe” Lobo, que toma posse nesta quarta-feira, fez um acordo com o presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, para conceder salvo-conduto a Zelaya e a sua mulher Xiomara, permitindo que deixem a embaixada.

Desde 21 de setembro de 2009, Zelaya, a mulher e um grupo de correligionários estão hospedados na embaixada. O local é supervisionado noite e dia por militares e policiais. Eles não podem deixar a sede brasileira. Tudo que entra na embaixada deve ser minuciosamente fiscalizado pelas autoridades hondurenhas.

Os observadores brasileiros acompanham a distância as negociações para a concessão de salvo-conduto a Zelaya. Oficialmente, o governo do Brasil não foi informado sobre o acordo e a eventual saída do presidente deposto da embaixada.

Uma das hipóteses é retirar Zelaya da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, acompanhado pela mulher e pelo presidente da República Dominicana, em um helicóptero.

A interlocutores, o presidente deposto sinalizou que ficará apenas um período em Santo Domingo. Ele espera um  “acordo de reconciliação nacional”. Com isso, retornaria a Honduras sem ameaças nem riscos.

Ontem (26), a Anistia Internacional apelou ao presidente eleito para que investigue os eventuais abusos ocorridos durante o golpe de Estado e nos dias posteriores a ele. De acordo com o organismo, houve violência sexual cometida contra crianças e mulheres, espancamentos e ameaças de intimidação a autoridades.



20/07/2010 05:53


Artigos Relacionados


Heráclito pede neutralidade do Brasil no caso de Honduras e aponta irresponsabilidade no abrigo a Zelaya

Arthur Virgílio: abrigo a Zelaya em embaixada põe Brasil em situação difícil

Wellington Salgado reclama de forma como Zelaya se comporta em Embaixada do Brasil

Amorim reafirma que Brasil só soube que Zelaya ocuparia embaixada 30 minutos antes

Brasil perdeu o controle sobre a embaixada em Honduras, diz Azeredo

Senadores protestam contra cerco à Embaixada do Brasil em Honduras