Zimmermann descarta risco de desabastecimento de energia
A expansão do parque gerador e de transmissão brasileiro é a garantia de que não haverá desabastecimento de energia no país. Foi o que disse o secretário-executivo do Ministério de Minas Energia, Marcio Zimmermann, nesta quinta-feira (27), durante apresentação no 1º Fórum Nacional de Infraestrutura, realizado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
Zimmermann reconheceu que o Brasil enfrenta a pior realidade hídrica dos últimos 83 anos, mas argumentou que a ampliação da geração e transmissão de energia nos últimos dez anos garante ao governo tranquilidade em relação ao assunto. Segundo informou, o país conquistou nesse período a geração de 46 mil megawatts de energia e a instalação de 41 mil quilômetros de linhas de transmissão.
Investimentos
Projeções de investimento no setor energético também foram abordadas por Zimmermann, que representou o ministro Edison Lobão no evento. O governo deverá aplicar até 2022 R$ 60 bilhões na expansão do sistema elétrico, sendo 67% desses investimentos na geração e 23% na transmissão.
Quanto às áreas de petróleo e gás, deverão receber injeção de R$ 835 bilhões até 2022, a maior parte destinada à exploração das reservas do pré-sal, acrescentou o secretário.
- Estou convicto de que o Brasil está no caminho certo em sua política de energia. Reafirmo que a segurança energética está garantida para que o país continue a crescer e se desenvolver - declarou Zimmerman, que leu no Senado o discurso que seria feito pelo ministro Lobão.
27/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fecombustíveis garante que Brasil não corre risco de desabastecimento
Lúcia Vânia alerta para risco de desabastecimento de alimentos
Jayme Campos alerta para risco de desabastecimento de gás em Mato Grosso
Jorge Viana alerta sobre risco de desabastecimento no Acre por atraso em obras
QUINTÃO DESCARTA RISCO DE PRESENÇA GUERRILHEIRA NO BRASIL
Saúde descarta risco de contaminação da gripe suína do Equador para o Brasil