Zona de Processamento de Exportação do Acre tem autorização para funcionar



O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou na quarta-feira (28) a conclusão das obras da ZPE do Acre e a instalação da Companhia Siderúrgica de Pecen, em Fortaleza (CE).

Para autorizar a instalação da ZPE do Acre, técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior estiveram no local da futura zona de processamento de exportação, na semana passada, onde acompanharam as obras e a autorização da instalação de empresas, que são algumas das exigências do conselho para aprovação.

As ZPEs são áreas de livre comércio destinadas à instalação de companhias voltadas para a produção de bens para serem exportados, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

O pedido de alfandegamento da ZPE do Acre já foi entregue à Receita Federal, que deve apresentar parecer em 60 dias. A expectativa da Secretaria Estadual de Negócios é a de que, até o final do ano, a ZEP comece a receber as empresas que se instalarão no local.

O CZPE é um órgão colegiado do governo federal que tem como principais atribuições analisar propostas de criação de ZPEs; avaliar e aprovar projetos industriais; traçar a orientação superior da política das ZPEs; autorizar a instalação de empresas; estabelecer mecanismos de monitoramento do impacto na indústria nacional e aplicar o regime de ZPE.


Fonte:
Agência Brasil



29/09/2011 10:25


Artigos Relacionados


Decreto cria Zona de Processamento de Exportação em Uberaba

Entra em operação a primeira Zona de Processamento de Exportação do Brasil

Comissão cria Zona de Processamento de Exportação no Mato Grosso

Rosalba Ciarlini defende a criação de zona de processamento de exportação no RN

Pimentel recebe projeto sobre Zona de Processamento de Exportação em Rondônia

Leonel Pavan quer criação de Zona de Processamento de Exportação em Santa Catarina