Zona Franca de Manaus propõe a criação de selos para diferenciar produtos sustentáveis
No final de 2012, deve entrar em vigor a certificação do Selo Amazônico, proposta por empresários à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), para produtos que contenham matérias-primas extraídas da floresta. Serão certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) alimentos, cosméticos e fitoterápicos produzidos nos nove estados da Amazônia Legal que, além de serem ecologicamente sustentáveis, remunerem o conhecimento das populações tradicionais e não explorem trabalho escravo ou infantil.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Manaus também propôs ao governo estadual e à Suframa agregar ao selo que já acompanha os produtos da Zona Franca um selo “verde e social”, que ateste a qualidade do produto e o respeito à legislação trabalhista.
Para o presidente do sindicato, Valdemir Santana, os selos podem agregar valor atestando qualidade e distinguindo os produtos da Zona Franca de Manaus das mercadorias de países que não respeitem direitos de trabalhadores, reconhecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Internamente, o selo proposto pelo sindicato pode servir como recurso para evitar casos de abuso, como agressões físicas e assédio a trabalhadores, como ocorreram recentemente em empresa de capital asiático instalada no Polo Industrial de Manaus.
Fonte:
Agência Brasil
31/10/2011 11:49
Artigos Relacionados
CAE mantém 12% de alíquota de ICMS para produtos da Zona Franca de Manaus
Ministério divulga consulta pública sobre seis produtos fabricados na Zona Franca de Manaus
Arthur Virgílio propõe mudança no nome da Zona Franca de Manaus
Augusto Botelho propõe criação de zona franca em Roraima
CABRAL TEM PROJETO PARA ZONA FRANCA DE MANAUS
Zona Franca de Manaus inicia ano com recorde de empregos para janeiro