15 senadores rendem homenagens a Moreira Mendes
Na despedida de Moreira Mendes (PFL-RO) do Senado Federal, 15 senadores lhe renderam homenagens e destacaram seu empenho em defender os interesses da região amazônica. A sessão de apartes foi aberta pelo senador Lúdio Coelho (PSDB-MS), que ressaltou as propostas de Moreira Mendes para o bom funcionamento da administração pública do país.
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) classificou a convivência com Moreira Mendes como -agradável e produtiva-. Ele referiu-se ao senador como um homem sério, amigo, probo, que tem convicções sobre o que diz-. O senador Benício Sampaio (PPB-PI) afirmou que o povo de Rondônia teve no Senado um parlamentar que -sempre propugnou pelas boas causas para o estado-.
O trabalho de Moreira Mendes (PFL-RO) na CPI das ONGs, que identificou entidades que atuam em favor de interesses particulares ou internacionais, foi destacado por Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR). O senador Antonio Carlos Júnior (PFL-BA) disse ter tido uma -convivência profícua- com o homenageado, colocando-se como testemunha -do trabalho e da dedicação- dispensados por ele às comissões temáticas.
O senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) lembrou da atuação de Moreira Mendes na discussão do Código Florestal e na renegociação da dívidas dos produtores rurais, dizendo que o senador -vai fazer falta ao Congresso e aos amigos que deixa na Casa-.
Os senadores Lindberg Cury (PFL-DF) e Fernando Ribeiro (PMDB-PA) parabenizaram Moreira Mendes pelo trabalho em defesa de Rondônia e da região amazônica. -Essa Casa precisa de legisladores de coragem e firmeza como a sua-, declarou Ribeiro.
Presidente da Comissão de Educação, o senador Ricardo Santos (PSDB-ES) reconheceu -o trabalho sério e competente- de Moreira Mendes na vice-presidência do colegiado. Quanto ao senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), disse que o homenageado excedeu seu mandato por Rondônia ao abraçar a luta em defesa da região amazônica.
Os senadores Chico Sartori (PSDB-RO), Eduardo Suplicy (PT-SP), Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), Artur da Távola (PSDB-RJ) e Marluce Pinto (PMDB-RR) também se pronunciaram na despedida a Moreira Mendes. Sartori assinalou o aprendizado obtido com seu trabalho; Suplicy cumprimentou-o pela posição favorável ao projeto que institui a renda básica de cidadania; Juvêncio elogiou sua -determinação, identidade e ação-; Artur da Távola observou que a Amazônia teve nele um -defensor obsessivo-; e Marluce disse esperar que seu substituto no Senado tenha mesmo empenho em favor da região.
O primeiro vice-presidente do Senado, Edison Lobão (PFL-MA), que presidia os trabalhos, disse que mesmo estando fora do Senado, Moreira Mendes -prosseguirá em sua missão de servir a Rondônia e à nação-. Ele classificou Moreira como -um dos desbravadores e responsáveis pela modernização do estado-.
19/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores rendem homenagens em despedida a Luiz Pastore
Falecido em acidente de carro, deputado Luciano Moreira recebe homenagens de senadores
Moreira Mendes registra Dia da Romênia
MOREIRA MENDES EXIGE INFORMAÇÕES DO BB
Moreira Mendes defende flexibilização da CLT
MOREIRA MENDES HOMENAGEIA RONDÔNIA