1º Censo do Legislativo percorreu 5.414 municípios



Com o objetivo de conhecer a infra-estrutura das casas legislativas de todo o país, mensurar a produção legislativa e identificar o capital humano disponível, o Interlegis realizou o 1º Censo do Legislativo Brasileiro, cujos resultados estão sendo divulgados. O que mais chamou a atenção dos pesquisadores foi a situação da infra-estrutura física das casas legislativas e o reduzido número de pessoas com nível superior ou mesmo especializadas para atender os parlamentares nas áreas de atuação prioritárias, como orçamento, educação, saúde e segurança.

A metodologia utilizada foi censitária, ou seja, a equipe de recenseadores visitou cada casa legislativa e aplicou questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas. Treinada em Brasília, a equipe percorreu em média 6 mil quilômetros ao longo de quatro meses de coleta das informações. Foram visitados 5.414 municípios.

Boa parte dos legislativos (1.185) ainda funciona no mesmo prédio da Prefeitura. A maior concentração foi verificada nas regiões Sul (379) e Sudeste (369), contra 296 no Nordeste, 98 no Centro-Oeste e 43 no Norte. Na maioria das casas legislativas (4.410) os parlamentares ainda não dispõem de gabinetes individuais. O contrário acontece com as presidências, que em sua maioria (3.813) têm gabinete próprio. Já o plenário está em quase todas. Apenas 147 casas legislativas ainda não dispõem de plenário.

Para divulgar o trabalho dos parlamentares, 1.112 casas legislativas possuem serviço próprio de comunicação, mas outras 4.183 não têm.



05/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Veja os detalhes do 1º Censo do Legislativo Brasileiro

Conferência do Censo do Legislativo discute produção legislativa

Aberta Conferência Internacional do I Censo do Legislativo Brasileiro

Conferência discutirá resultados do I Censo do Legislativo Brasileiro

Interlegis prepara-se para realizar Censo do Legislador e do Legislativo

Senado fornece à sociedade maior censo legislativo do mundo, diz Efraim