Senado fornece à sociedade maior censo legislativo do mundo, diz Efraim
O senador Efraim Morais, 1º secretário do Senado e diretor nacional do Programa Interlegis, disse nesta quarta-feira (5) que o Senado está apresentando à sociedade "o maior censo legislativo do mundo". Efraim participou, ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros, da abertura do 1º Congresso Internacional - Censo Legislativo Brasileiro, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
Durante o congresso, especialistas nacionais e internacionais farão uma análise qualitativa das informações coletadas pelo censo, realizado pelo Programa Interlegis, com o objetivo de melhor compreender a realidade das casas legislativas do Brasil. Também será elaborado um edital com as normas para cadastramento e acesso de pesquisadores aos resultados do censo, segundo informou o diretor-geral do Programa Interlegis, Márcio Sampaio Leão Marques. Ele explicou que a medida permitirá um controle sobre a utilização dos dados que, especialmente em ano eleitoral, podem ser usados "para o bem ou para o mal".
O diretor técnico do Programa Interlegis, José Dantas Filho, explicou que o acesso ao público em geral a todas as informações contidas no censo ocorrerá no prazo de um ano a um ano e meio, quando o público receberá orientações sobre como utilizar o material.05/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan e Efraim anunciam nesta quarta dados do censo do legislativo brasileiro
Efraim: ações do Senado na área educacional são exemplos de bom serviço à sociedade
Sarney: Modernização do Senado facilita a participação da sociedade no processo legislativo
CDH debate maior interação da sociedade com o Senado
1º Censo do Legislativo percorreu 5.414 municípios
Veja os detalhes do 1º Censo do Legislativo Brasileiro