A criação do estado do Planalto Central será tema de debate na Rádio Senado



A proposta de emenda à Constituição que estabelece a criação do estado do Planalto Central será tema de debate no programa Conexão Senado, da Rádio Senado, que vai ao arna segunda-feira (22). A emenda, que está sendo examinada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, reduz a área do Distrito Federal e retira quatro municípios de Minas Gerais e 25 de Goiás para acriação do novo estado.

Para o autor da matéria, o ex-senador Francisco Escórcio, o estado do Planalto Centralvai estimular o desenvolvimento das cidades-satélites de Brasília e dos municípios do entorno. O assunto levanta polêmica no Congresso. Devem participar do debate os senadores Paulo Octávio (PFL-DF) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), além do próprio autor da proposta.

O programa começa ao meio-dia e os ouvintes podem participar e dar a sua opinião pelo telefone 311-1261 ou por e-mail no endereço eletrônico: conexã[email protected].

No sábado (20), Dia da Consciência Negra, a Rádio Senado começará a apresentar o especial Kalungueiros. O programa, em quatro partes, faz um retrato da maior e mais importante área de remanescentes de quilombos do Brasil. O Quilombo dos Kalungas tem hoje cerca de 4 mil habitantes, que só tiveram contato com o mundo moderno há menos de 30 anos. As duas primeiras partes do programa vão ao ar às 10h e a terceira e quarta partes às 18h.

No programa Prosa e Verso, às 9h também deste sábado, será discutida e interpretada uma das obras mais importantes da literatura universal, Dom Quixote de La Mancha,de Miguel de Cervantes.

Ainda no sábado, a Rádio Senado apresentará, no programa Música Erudita e Seus Mestres, às 11h, mostrando composições de Mozart, com a Orquestra Sinfônica de Boston e o clarinetista Bene Goodmann. O programa será reprisado no domingo (21), às 15h.

Chico Buarque, em parceria com Marlene e Gal Costa, estará no programa Música do Brasil também neste sábado, às 16h, com reprises no domingo, às 11h, e quarta feira (24), quando serão apresentadas músicas do início da carreira de Chico, como Juca, O Velho, Receita para Virar Neném, Mambembe e Já Passou,entre outras.

Sábado, às 20h, o Escala Brasileira entrevista o pianista Nelson Ayres, que fala da sua trajetória e discute a música brasileira e seu mercado.

No domingo, às 9h, o programa Autores e Livros entrevistará o professor e músico Bohumil Méd, autor do livro Vida de Músico não é Fácil. Bohumid é um respeitado trompetista tcheco que está no Brasil desde 1968, quando aqui chegou para tocar na Orquestra Sinfônica Brasileira.



19/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ debate criação do estado do Planalto Central

Modelo do pré-sal será tema de debate na Rádio Senado

Maguito condena criação do estado do Planalto Central

Roriz deve debater criação do estado do Planalto Central

Valmir Amaral apóia criação do estado do Planalto Central

CCJ discute com Roriz criação do estado do Planalto Central e vota PPPs