Valmir Amaral apóia criação do estado do Planalto Central
O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) defendeu a aprovação do projeto do ex-senador Francisco Escórcio (PMDB-MA) que cria o estado do Planalto Central. A proposta consiste na criação de um novo estado, formado a partir de 12 cidades satélites do Distrito Federal, de três municípios mineiros e 26 municípios goianos do Entorno de Brasília. Com isso, avalia o senador, Brasília voltaria a ser exclusivamente a capital administrativa do país. O projeto, que está na
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), tem como relator o senador Jefferson Péres (PDT-AM). Valmir Amaral disse que a criação do novo estado poderia solucionar problemas urbanos da capital, provocados pelo crescimento desordenado de Brasília. Para o parlamentar, a proposta traria de volta a concepção original da capital, com 550 mil habitantes, administrada por um governo que caminhasse com o Governo Federal e que gerasse emprego e renda através de atividades econômicas.
- A população do entorno sairia da espécie de limbo onde se encontra, não sendo assistida adequadamente nem pelos governos dos Estados onde atualmente se localizam, nem pelo governo do Distrito Federal - comentou.
21/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ debate criação do estado do Planalto Central
Maguito condena criação do estado do Planalto Central
Roriz deve debater criação do estado do Planalto Central
CCJ discute com Roriz criação do estado do Planalto Central e vota PPPs
A criação do estado do Planalto Central será tema de debate na Rádio Senado
Valmir Amaral pede a ação do Estado contra a pirataria