"A serviço de quem o funcionário vazou o dossiê?", indaga Heráclito



Ao classificar como "muito grave" a identificação do secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Pires, como responsável pelo vazamento de informações sobre gastos do governo Fernando Henrique Cardoso, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) questionou as motivações para a divulgação dos dados. Conforme notícias divulgadas pela imprensa, as investigações, feitas pela sindicância interna da Casa Civil, detectaram troca de e-mails entre José Aparecido e um assessor do Senado ligado ao senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

- É preciso saber a serviço de quem o funcionário da Casa Civil vazou o dossiê e quais os vazadores que estão em volta. Que motivos moveram um histórico militante do PT a vazar as informações? - questionou.

Para Heráclito, o fato indica tratar-se de guerra interna no Partido dos Trabalhadores, sendo o vazamento de informações o resultado de "fogo amigo e o governo tem que procurar o responsável pelo lança-chamas".

- O governo deve fazer uma reflexão sobre os recentes fatos, que são muito graves. Negar a existência de um dossiê sobre o governo Fernando Henrique Cardoso é abraçar-se a uma mentira - frisou.

Ao fazer referência a recentes escândalos envolvendo o governo federal, como o caso de desvios de recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Heráclito identificou na origem das denúncias "interesses financeiros inconfessáveis" e apontou o envolvimento de organizações não-governamentais, fundos de pensão e estatais.

Na opinião do senador, o lançamento informal da candidatura da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República, seria "o motor dos vazamentos". Heráclito criticou o depoimento da ministra à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) do Senado.

- A vinda da Dilma foi um fracasso. Ela mentiu sobre o dossiê e omitiu informações. O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] é obra de ficção, se resumindo a estudos em andamento e obras por fazer. De concreto, quase nada - afirmou.



09/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM Júnior diz que não há mais dúvida sobre quem mandou fazer o dossiê e quem vazou

Heráclito desafia Lula a dizer no debate de quem é o dinheiro do dossiê

Garibaldi diz que funcionário acusado de vazar dossiê precisa ser ouvido

Garibaldi diz que funcionário acusado de vazar dossiê precisa ser ouvido

Arthur Virgílio indaga sobre atos secretos; Heráclito diz que criou comissão para investigar

Agripino questiona se havia dossiê e quem o fez