Heráclito desafia Lula a dizer no debate de quem é o dinheiro do dossiê



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) desafiou o presidente Lula "a informar ao povo brasileiro", durante o debate na TV Globo com outros candidatos, nesta quinta-feira (28), de quem é o R$ 1,7 milhão apreendido pela Polícia Federal e que seria usado pelo PT na compra de um dossiê contra oposicionistas. Para ele "é óbvio" que o presidente Lula já sabe, pois deve ter perguntado ao seus ex-assessores envolvidos no caso.

Em aparte, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) informou ter solicitado audiência ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para esta quinta-feira (28), quando pedirá explicações sobre a entrada dos dólares que seriam usados no pagamento do dossiê. O senador disse que o silêncio do Banco Central foi interpretado como falta de registro de entrada dos dólares. No entanto, observou, agora a Polícia Federal diz que os dólares entraram legalmente. Para ele, um dos lados não está falando a verdade.

Heráclito Fortes disse esperar com expectativa o confronto, no debate da TV Globo, entre a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), que foi expulsa do PT, com o presidente Lula. Ele acredita que será um reencontro histórico e se perguntou se Lula vai falar da expulsão da senadora.

Heráclito acrescentou ainda que o presidente Lula "agrediu Minas Gerais" ao se comparar a Tiradentes, lembrando que o herói mineiro deu a vida para evitar a derrama e a retirada do ouro do Brasil, enquanto o atual governo "tira dinheiro dos cofres públicos para o 'caixa dois'".

- Tiradentes é o símbolo de uma geração que lutou pela liberdade, enquanto o atual presidente foi símbolo de uma geração que teve esperança de ver um governo dedicado à questão social. O que seu viu foi o contrário: corrupção com destempero - afirmou.

Também em aparte, o senador José Jorge (PFL-PE) observou que, na campanha eleitoral, a coligação do presidente Lula enaltece o trabalho da Polícia Federal, afirmando que nunca um rico havia ido para a cadeia no Brasil.

- Eu queria que a campanha dele dissesse quais dos bandidos do PT que cometeram irregularidades foram presos. Não conheço nenhum. Foram pegos e o Palácio do Planalto trabalhou fortemente na Câmara para que eles fossem absolvidos - protestou José Jorge.

27/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio desafia Inácio Arruda a dizer quem são os senadores corruptos

Bornhausen: depois de 12 dias, PF tem de dizer de onde saiu o dinheiro do dossiê

Heráclito quer que Lula preste contas sobre dossiê em debate da Band

Heráclito critica Lula por dizer que importará alimentos para conter preços

"A serviço de quem o funcionário vazou o dossiê?", indaga Heráclito

Alvaro Dias: Lula é responsável pelo dinheiro que compraria dossiê