À Voz do Brasil, Marcelo Neri aborda as políticas para os jovens



O Brasil possui hoje 50 milhões de pessoas na faixa de 15 a 29 anos. Isso representa quase 26% da população brasileira. “Mas o que o jovem brasileiro quer?”, esta foi a principal questão abordada na pesquisa apresentada durante o seminário Circulação ou Evasão? Por um desenho mais adequado de ações públicas de juventude, promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos nesta quinta-feira, 21 de novembro, no Auditório da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Em entrevista à Voz do Brasil, o ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri, defende que o grande desafio do Brasil é desenvolver políticas públicas para os jovens: “Se olharmos a pobreza, expectativa de vida e uma miríade de indicadores, o Brasil, em particular – mas o mundo também –, tem feito grandes avanços; mas, no que se refere à juventude, não”, explica. “Acho que aí é onde a gente precisa ter os grandes avanços em termos de desenhos de políticas públicas, tanto que é uma área relativamente desconhecida – quer dizer, muitas coisas acontecem com os jovens, mas a gente não sabe a natureza dessas transformações, e essa transição da fase da infância, adolescência, para a fase adulta, envolve grandes oportunidades e grandes riscos”, completa.

Segundo a pesquisa, a grande preocupação é com os jovens na faixa de 25 a 29 anos, pois, destes, 24% não trabalham. E, das pessoas desocupadas, 88% também não estudam, como explica o ministro: “Entre os jovens, a gente tem observado um aumento dos ‘nem-nem’ – que não trabalham e nem estudam – mais forte nesta faixa etária, então achamos que talvez este seja o vértice desta transformação entre a adolescência e a fase adulta, e aí é onde devemos empreender os nossos melhores esforços”.

O evento Circulação ou Evasão? Por um desenho mais adequado de ações públicas de juventude reuniu especialistas de diversas áreas, como saúde, educação e tecnologia da informação, e provocou um debate onde foram destacadas diversas questões com o intuito de desenhar políticas adequadas à juventude.

Confira o áudio e com a entrevista completa.

Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos



22/11/2013 19:06


Artigos Relacionados


Marcelo Neri fala das mudanças econômicas no Brasil

Bolsa Família pode trazer benefícios para a Índia, segundo Marcelo Neri

Marcelo Neri participa do Fórum Econômico Mundial

Marcelo Neri fala sobre a aumento de renda do brasileiro

Marcelo Neri lamenta a morte de Mandela: “Os deuses do mundo estão chorando”

Políticas públicas brasileiras promovem inclusão sustentável, diz Neri