Políticas públicas brasileiras promovem inclusão sustentável, diz Neri



A política de desenvolvimento adotada pelo Brasil nos últimos anos foi avaliada pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, como um modelo de sucesso para a promoção da inclusão de forma sustentável.

Ao participar do seminário Boas Práticas Legislativas Brasil–Reino Unido, realizado nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, pela embaixada britânica em Brasília, no auditório do Interlegis (Senado Federal), Marcelo Neri disse que as políticas públicas brasileiras, em especial o programa Bolsa família, atualmente se tornaram importantes produtos de exportação, em razão do seu sucesso e dos resultados apresentados.

“A grande vantagem do Bolsa Família é que o custo fiscal dele é relativamente pequeno, ele joga a favor da sustentabilidade fiscal e busca os mais pobres dos pobres, fazendo a economia girar. O programa é responsável por uma pequena parte no crescimento da renda e por uma grande parte, cinco vezes mais, no impacto sobre as desigualdades”, afirmou Neri, ao ressaltar os efeitos multiplicadores do programa.

Nesse sentido, o ministro da SAE apresentou alguns indicadores que demonstram os avanços e os resultados alcançados pelo país em termos de crescimento econômico e inclusão social. “Observamos que nos últimos anos os 10% mais pobres tiveram um crescimento de 120% em termos reais por pessoa, e os 10% mais ricos tiveram um crescimento de 26%. Ou seja, embora a fotografia da desigualdade brasileira ainda seja injusta, o movimento tem sido em direção à maior igualdade. Ainda há muito o que se fazer, mas a renda dos mais pobres está crescendo mais rápido do que a renda dos mais ricos”, destacou.

Marcelo Neri falou também sobre o crescimento dos serviços públicos no Brasil – que, segundo ele, ainda é um importante desafio e uma boa oportunidade para os investidores internos e externos – e do momento de transformação social, movido em parte pelo surgimento das tecnologias sociais. Nesses campos, disse o ministro, é importante ouvir a população para entender o processo.

Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República



06/02/2014 18:18


Artigos Relacionados


MEC premia escolas públicas que promovem inclusão social

ILB e UnB promovem workshop sobre avaliação de políticas públicas

Políticas públicas promovem o aleitamento materno e a alimentação complementar

Políticas públicas e desenvolvimento sustentável serão discutidos durante Rio+20

Cotas: 10 anos de inclusão nas universidades públicas brasileiras

Parlamentares da Indonésia conhecem políticas públicas brasileiras