ABDIAS: ABANDONO DOS CIEPS MOSTRA DESCASO PELA EDUCAÇÃO



A extinção, pelo governo do Rio de Janeiro, do Programa Especial de Educação e o abandono de grande parte dos Cieps foram apontados pelo senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) como um sintoma de descaso das autoridades em relação à educação pública. O senador citou recentereportagem do jornal O Globo, segundo a qual os desperdícios resultantes da "desmontagem" dos Cieps já ultrapassam R$ 30 milhões.

Dos 508 Cieps construídos, informou ele, apenas metade mantém o horário integral, e muitos foram desativados. Conforme Abdias Nascimento, o programa de teleducação foi extinto, consultórios médicos e dentários encontram-se fechados, laboratórios de química, física e biologia não podem funcionar devido à falta de professores, e as piscinas viraram depósitos de água poluída.

AFRO-BRASILEIROS

Abdias Nascimento ressaltou ainda que, no país,os contingentes de estudantes afro-brasileiros são discriminados em relação aos brancos. Ele observou, baseado em relatório divulgado pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), que 35% dos afro-brasileiros são analfabetos, contra 15% dos brancos.

Para o senador, "a situação é reforçada pelo problema da inserção social da população afro-brasileira, que sofre em dobro os efeitos da pobreza, dentre eles a dificuldade de manter os filhos estudando, dada a necessidade de que esses contribuam para a minguada renda familiar".

- Mais que um resultado das rivalidades e dos ciúmes políticos, a extinção do Programa Especial de Educação e o abandono dos Cieps são emblemáticos de uma mentalidade que enxerga no pobre - quase sempre negro - um ser inferior, que por isso merece uma educação igualmente inferior, destinada a mantê-lo no "seu" lugar - acrescentou.



01/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cherini pede que Comissão de Educação tenha reunião sobre CIEPS

Kalil apela ao Governo do Estado pela retomada parcial dos Cieps

ABDIAS EXPÕE EM MOSTRA NO SENADO

ABDIAS NASCIMENTO MOSTRA QUE MOVIMENTO AFRO-BRASILEIRO TEM ORIGEM NO PRÓPRIO PAÍS

REQUIÃO PROPÕE O ABANDONO DA CONCILIAÇÃO PELA CRÍTICA DURA

Ângela Portela protesta contra abandono de Roraima pela empresa Oi