Ângela Portela protesta contra abandono de Roraima pela empresa Oi




Manifestando indignação, a senadora Ângela Portela (PT-RR) protestou nesta quinta-feira (24) contra o que classificou como o abandono do estado de Roraima pela empresa de telefonia Oi. Segundo ela, o estado ainda sofre com conexão de internet discada, "lenta, cara e instável", apesar de haver uma rede de fibra ótica ociosa de propriedade da Eletronorte, desde a construção da linha de transmissão de Guri em 2002.

Quando ainda exercia o mandato de deputada federal, Ângela disse que procurou o então ministro das Comunicações Hélio Costa para tratar do assunto e tentar a implantação da banda larga em Roraima a partir da utilização daquela rede de fibra ótica pela empresa de telefonia Oi. A senadora disse que o resultado foi apenas a aceleração do objetivo da Oi de alcançar o mercado de Manaus, "ignorando solenemente" o estado de Roraima.

A senadora acrescentou que, há alguns dias, a Oi divulgou nota à imprensa em que afirma que, para chegar a Manaus, os cabos de fibra ótica cobriam a distância entre Boa Vista e a capital do Amazonas, oferecendo banda larga para os municípios ao longo do percurso.

- Parece piada. Na verdade, é uma afronta ao povo de Roraima bancada com dinheiro público. Em 2009, a Oi fez a mesma festa em Roraima, anunciando a chegada da internet rápida com a rede de fibra ótica da Eletronorte. Como compensação, se comprometia a acelerar o programa banda larga nas escolas do governo federal. Quase dois anos depois, apenas 79 escolas foram contempladas. Desde que implantou o serviço em Boa Vista, a Oi conseguiu atender apenas oito de um total de 60 bairros que tem a capital - lamentou.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) se juntou ao protesto de Ângela e disse que a atitude da Oi é "no mínimo misteriosa", pois as vezes em que procurou a empresa a informação obtida era que tudo estava sendo feito conforme o prometido. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) se solidarizou e assinalou o papel importante da internet nas revoltas que estão ocorrendo no Oriente Médio. O senador Wellington Dias (PT-PI) também se solidarizou com a causa.



24/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela anuncia caravana contra trabalho infantil em Roraima

Ângela Portela pede ações contra tráfico de pessoas em Roraima

Ângela Portela comunica regularização de posses em Roraima

Angela Portela lamenta situação da educação em Roraima

Ângela Portela crítica endividamento e falta de investimentos em Roraima

Ângela Portela defende construção de usinas hidrelétricas em Roraima