ABDIAS COBRA MEDIDAS EM FAVOR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE



O senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) destacou hoje (dia 4) a necessidade de uma "vontade política mais poderosa" por parte dos governos no sentido de implementar leis e medidas complementares que visem melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes e a evitar violações a seus direitos.

Ele enfatizou a preocupação dasNações Unidas em adotar, em todas as políticas e programas relativos à criança, "uma perspectiva de gênero, bem como de reforçar as parcerias entre governos, organismos internacionais e todos os setores da sociedade civil, em particular, as organizações não-governamentais (ONGs), para atingir os objetivos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança".

- Nessa perspectiva, a educação é vista como instrumento básico, devendo orientar-se para o desenvolvimento do respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, à Carta das Nações Unidas e às diferentes culturas, assim como a preparação da criança para uma vida responsável, numa sociedade livre, baseada na compreensão, na paz, na tolerância, na igualdade de gênero e na amizade entre povos e grupos étnicos, nacionais e religiosos - disse.

Abdias Nascimento observou que a educação é considerada um instrumento prioritário no combate a práticas como a exploração do trabalho e a prostituição infantis. Para o senador, as crianças portadoras de deficiência merecem uma atenção diferenciada que possibilite a elas uma educação acessível, "de modo que possam atingir o grau mais elevado possível de integração social e de desenvolvimento individual".



04/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Frente Parlamentar lança campanha pela aprovação de projetos em favor da criança e do adolescente

Parlasul deve debater situação em Honduras e medidas em favor da criança

Mário Couto cobra do governo medidas em favor dos aposentados

Paulo Paim cobra medidas em favor da competitividade da indústria têxtil

Proteção aos direitos da criança e do adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente faz 20 anos