ABDIAS CRITICA RELATÓRIO BRASILEIRO SOBRE RACISMO



Ao relatar sua participação, na qualidade de observador, da 52ª Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, o senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) criticou o relatório brasileiro referente à luta pela eliminação do racismo e da discriminação racial, apresentado ao Conselho Econômico e Social. Na sua opinião, o documento dilui a situação real do problema e não aborda com profundidade os esforços que o governo vem realizando em relação ao tema.

- Não acreditamos que isso seja fruto da incompetência de nossos diplomatas. O chefe de nossa missão na ONU, embaixador Celso Amorim, é um diplomata inteligente e da maior competência. Estou me referindo à norma brasileira de nunca, no exterior, ter a coragem de se auto-analisar em matéria de nossas relações sociais - disse.

Abdias destacou ainda o projeto Para uma cultura de paz, que está sendo desenvolvido pela Unesco, com o objetivo de prevenir a violência e tratar suas causas, o que, a seu ver, é mais eficaz do que intervir em conflitos depois de desencadeados. Segundo ele, as ações do projeto estão direcionadas também para a promoção da justiça social e do desenvolvimento humano sustentável.

O senador também enfatizou a declaração do ex-presidente português Mário Soares, referente à preservação dos oceanos. Conforme informou, Soares propõe a constituição de um fórum sobre o mar, com representantes de governos, ONGs e agentes econômicos, destinado a analisar e disseminar informações, estimular a consciência global e encorajar um consenso sobre como influenciar a ação coletiva por parte da comunidade internacional.

Abdias Nascimento considerou igualmente significativa a resolução do Conselho de Segurança reiterando a condenação à guerrilha promovida em Angola pela Unita. Em relação ao bloqueio econômico a Cuba imposto pelos Estados Unidos, o senador elogiou a posição brasileira de não reconhecer a validade da aplicação de nenhuma medida unilateral que tenha efeitos extraterritoriais.



21/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ABDIAS: FIM DO RACISMO NO BRASIL ESTÁ LONGE

Evento: Começa hoje seminário sobre intolerância e racismo no futebol brasileiro

ABDIAS DESTACA ATUAÇÃO DE CENTRO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO

ABDIAS NASCIMENTO MOSTRA QUE MOVIMENTO AFRO-BRASILEIRO TEM ORIGEM NO PRÓPRIO PAÍS

Evento: Seminário discute intolerância e racismo no futebol brasileiro

Unesp: Seminário discute intolerância e racismo no futebol brasileiro