ABDIAS DESTACA ATUAÇÃO DE CENTRO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO



O senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) cumprimentou hoje (dia 5) o diretor teatral Hilton Cobra e sua equipe, assim como a vereadora petista Jurema Batista e as organizações afro-brasileiras responsáveis pelo trabalho realizado no Centro Cultural José Bonifácio. Em sua opinião, esse trabalho vai inspirar pessoas e organizações empenhadas na transformação das relações raciais em todo o Brasil.

Para o senador, a criação pelo poder público de organismos voltados para a preservação e a dinâmica da cultura desenvolvida pelos africanos e seus descendentes se destaca entre as vitórias obtidas ao longo da árdua luta pela valorização dos afro-brasileiros. "O Centro Cultural José Bonifácio brilha como um dos belos exemplos dessa vitória", disse ele.

Ele explicou que dois aspectos o ligam afetivamente ao Centro Cultural José Bonifácio, salientando que o primeiro prende-se à própria origem da entidade, já que a idéia de criar uma instituição municipal voltada para a cultura afro-brasileira no Rio de Janeiro nasceu durante seu mandato como deputado federal.

O segundo aspecto mencionado pelo senador foi a admiração pessoal que ele sempre nutriu pelo talento e determinação de Hilton Cobra. "Laços de origem também me prendem a este enérgico homem de teatro", disse o senador, lembrando que o Teatro Experimental do Negro foi o instrumento por eles criado, há 50 anos, para "sacudir uma sociedade atrasada e reacionária, obrigando-a a se confrontar com alguns dos piores fantasmas de seu inconsciente coletivo".



05/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ABDIAS NASCIMENTO MOSTRA QUE MOVIMENTO AFRO-BRASILEIRO TEM ORIGEM NO PRÓPRIO PAÍS

ABDIAS DESTACA ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO NO PÁIS

ABDIAS LEMBRA DOIS ESCRITORES AFRO-BRASILEIROS

ABDIAS DEFENDE PRIORIDADE PARA TEMAS AFRO-BRASILEIROS

Senadores visitam Centro Cultural brasileiro em São Tomé e Príncipe

Mozarildo destaca atuação do Exército brasileiro na Amazônia