ABDIAS: FIM DO RACISMO NO BRASIL ESTÁ LONGE



O senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) chamou a atenção hoje (dia 6) para relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), publicado em dezembro, sobre a discriminação racial no Brasil. No entender do senador, o reconhecimento e a valorização da diversidade ética "estão longe de se concretizar neste país, que ainda encontra argumentos em favor de uma suposta singularidade em matéria de relações raciais".

Ele disse que o atual governo foi o primeiro a admitir a existência de racismo no Brasil, mas lamentou que a versão oficial transmitida ao relator dessa comissão tenha atribuído unicamente a problemas de classe as desigualdades existentes. "Para nós, que vivemos essa questão no dia-a-dia, chega a ser patética a afirmação de um funcionário da Ministério da Educação de que a expressão 'negro' não tem conotações negativas", completou.

Conforme Abdias Nacimento, o relator especial, que percorreu o país com autorização do governo, estranhou o fato de não ter encontrado negros ou mestiços em posições de responsabilidade, "exceto no Parlamento e na Fundação Cultural dos Palmares". A situação do negro no mercado de trabalho, ressaltou, também foi abordada no relatório, que tratou do salário diferenciado e das formas indiretas de excluir o afro-brasileiro de certas funções como, por exemplo, a exigência de "boa aparência".

O senador destacou trecho do relatório em que a discriminação racial no setor educacional foi "adequadamente percebida" e considerada obstáculo à mobilidade social. Conforme Abdias Nascimento, o documento esclarece que a impossibilidade de acesso à moderna educação tem privado os afro-brasileiros de instrumentos intelectuais com os quais poderiam afirmar-se.



06/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY: BRASIL ESTÁ LONGE DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS

Casildo Maldaner: Brasil está longe de aproveitar seu potencial turístico

Brasil ainda está longe de cumprir meta da ONU para mortalidade materna

ABDIAS CRITICA RELATÓRIO BRASILEIRO SOBRE RACISMO

Em discussão há mais de dez anos, reeleição está longe de um consenso no Senado

Vídeo | Ferraço diz que “essa briga está longe do fim” e que irão recorrer ao STF