ABDIAS DESTACA ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO NO PÁIS
Em conferência sobre a trajetória do movimento negro no país, o senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) manifestou a convicção de que "o Brasil, por uma fatalidade desse processo político, será um dia governado por uma administração constituída na sua maioria por afro-brasileiros".
O senador proferiu a conferência no Rio de Janeiro, durante a pré-abertura do encontro Iniciativa Relações Humanas Comparadas - Superando o Racismo; Consulta ao Brasil, África do Sul e Estados Unidos, realizada na última semana. Ele destacou que o movimento negro "contribui fundamentalmente para a construção deuma verdadeira prática de democracia no país".
Na sua exposição, cujo texto ele pediu que fosse transcrito nos Anais da Casa, Abdias Nascimento observa que, pela primeira vez na História, intelectuais, políticos, empresários e militantes de movimentos negros do Brasil, Estados Unidos e África do Sul se reuniam para trocar experiências sobre o assunto.
O encontro, como informou, teve por objetivo a busca de soluções para um problema que, "embora apresente uma face diferente em cada um desses países, conduz em todos eles a um mesmo resultado: a exclusão de um ou mais grupos humanos em benefício de uma minoria".
Organizado pela SouthernEducation Foundation, de Atlanta (EUA), sob a responsabilidade de Lynn Walker-Huntley, advogada dos direitos humanos, o encontro, segundo Abdias Nascimento, representou "sem dúvida a marca de um novo tempo". Um tempo em que, na opinião do senador, os espíritos começam a se despir dos preconceitos para reconhecer e enfrentar de peito aberto as mazelas da sociedade, única forma de um dia superá-las.05/09/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo lamenta morte do jornalista e militante do movimento negro Abdias Nascimento
ABDIAS NASCIMENTO MOSTRA QUE MOVIMENTO AFRO-BRASILEIRO TEM ORIGEM NO PRÓPRIO PAÍS
ABDIAS DESTACA ATUAÇÃO DE CENTRO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO
ABDIAS DEFENDE POLÍTICAS QUE BENEFICIEM O NEGRO NO MERCADO DE TRABALHO
Em reunião, Movimento Negro busca combate ao racismo
Representantes do movimento negro reivindicam cotas no programa Ciência Sem Fronteiras