Aberta audiência em que será ouvida ex-diretora da Anac sobre venda da Varig



O presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), senador Marconi Perillo (PSDB-GO), abriu há pouco audiência destinada a esclarecimentos sobre denúncias relativas ao processo de venda da companhia aérea Varig para a Variglog, controlada pelo fundo norte-americano Matlin Patterson. Devem ser ouvidos, entre outros convidados, a ex-diretora e o ex-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu e Milton Zuanazzi, respectivamente. 

Segundo Denise Abreu, a ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, agiu para favorecer os sócios brasileiros do fundo norte-americano, exercendo pressões para que a Anac deixasse de lado a exigência de documentos destinados a comprovar a capacidade de pagamento desses compradores - apontados ainda como "laranjas", envolvidos na operação com o objetivo de burlar a legislação brasileira, que limita a 20% a participação de estrangeiros no capital de empresas aéreas nacionais.

O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que conduziu o processo de recuperação da Varig, enviou comunicado para justificar a impossibilidade de comparecer à audiência, devido a outros compromissos. 

O requerimento para a audiência foi assinado pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e pelos senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Demóstenes Torres (DEM-GO), depois de acordo entre governistas e oposição.



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli indaga se diretores da Anac sofreram pressão para decidir sobre venda da Varig

Diretor e procurador da Anac negam pressão para venda da Varig

Denise Abreu diz ter votado a favor de parecer da Anac, e não à venda da Varig

Presidente da Petrobras será ouvida em audiência conjunta

Diretora da ANP começa a ser ouvida na CPI da Espionagem

Arthur Virgílio cobra explicações da Anac sobre demora em concessões da nova Varig