Aberta consulta para fim de patrocínio no regime fechado de previdência complementar
O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) institui, a partir desta segunda-feira (28), consulta pública para colher sugestões para a proposta da nova resolução que irá regular a retirada de patrocínio no âmbito do regime fechado de previdência complementar. A consulta pública ficará disponível na página da Previdência Social até o dia 11 de junho de 2012. A proposta tem como objetivo atualizar a legislação sobre o tema, formulada no final da década de 1980.
O objetivo da consulta pública é garantir maior publicidade e transparência ao processo de alteração da norma e permitir que todos os que atuam no regime de previdência complementar, operado pelas entidades fechadas, possam conhecer a proposta e oferecer sugestões para aperfeiçoá-la.
A proposta, que a partir de hoje está aberta a sugestões, foi apresentada ao conselho em reunião no dia 23 de abril. Ela é resultado do trabalho elaborado pela comissão temática criada pelo CNPC e composta por representantes de todas as entidades e órgãos que integram o colegiado: governo, patrocinadores e instituidores, entidades, participantes e assistidos.
A proposta foi discutida de novembro de 2011 a março deste ano, aprovada por consenso dos seus integrantes e encaminhada ao CNPC para deliberação. De acordo com a Consultoria Jurídica do Ministério da Previdência Social, não há impedimento legal para a aprovação da proposta.
De acordo com a Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC), a atualização da norma de retirada de patrocínio representa prioridade para o CNPC, em virtude do aumento significativo de reorganizações societárias realizadas por empresas no País nos últimos anos. Na próxima reunião do CNPC, prevista para o dia 25 de junho, a proposta de atualização deve ser discutida e votada pelos membros do conselho.
O texto completo da resolução disponível para consulta pública e o formulário para as sugestões estão disponíveis na página do Ministério da Previdência Social na internet, na área da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar.
As sugestões devem ser devidamente identificadas e fazer referência, de forma individual, a cada item da proposta de nova resolução, com a respectiva motivação e fundamentação legal. Esse material deve ser encaminhado individualmente para o endereço. Para isso, basta preencher o formulário com a sugestão, salvá-lo e anexar o arquivo. O assunto do e-mail deve ter como referência: CNPC – Retirada - Sugestão.
O CNPC é responsável pela regulação do regime de previdência complementar brasileiro, composto hoje por 338 entidades fechadas e por três milhões de participantes e assistidos. Em 2011, o patrimônio dos fundos de pensão do País chegou a R$ 602 bilhões, o que representa cerca de 14% do PIB brasileiro.
Fonte:
Ministério da Previdência Social
28/05/2012 17:53
Artigos Relacionados
Autorizado novo regime de previdência complementar para servidores federais
Previdência Complementar divulga informativo sobre regime para servidores públicos
CCJ APRECIA NOVO REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Novos servidores aderem ao regime da Previdência Complementar
Efraim Morais tece críticas ao regime de previdência complementar
Consulta pública sobre previdência complementar começa na 2ª