Abertas inscrições para o 6° Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional que será realizado em SP



Será realizada nesta terça (30) e quarta-feira (31), em São Paulo, a sexta edição do Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN). Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Argentina, Arturo Antonio Puricelli, vão participar do evento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet ou no evento, entre 7h45 e 8h45.

Com duração ampliada para dois dias para atender o crescente interesse da sociedade brasileira pelo assunto, o evento terá como tema "A indústria de defesa como indutor da transformação da defesa nacional" e contará com palestrantes de importantes empresas e instituições brasileiras, entre eles Jairo Candido, diretor do Departamento da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Orlando José Ferreira Neto, presidente da Embraer e da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibrás.

Acadêmicos, políticos, militares, estudantes, especialistas e demais interessados receberão, no final, certificado de participação. Último entre os seis eventos previstos para este ano, o seminário de São Paulo dá sequência aos encontros já realizados em Campo Grande, Porto Alegre, Manaus, Recife e Rio de Janeiro. Eles foram idealizados para acolher sugestões e insumos destinados a compor um documento de política de defesa para o País, a ser disponibilizado para a sociedade no próximo ano.

Obras similares ao LBDN existem em vários países do mundo, onde são vistas como uma declaração de princípios capaz de ampliar a transparência das políticas de defesa junto a outras democracias contemporâneas. No Brasil, sua elaboração cumpre determinação contida no parágrafo 1º do artigo 9º da Lei Complementar nº 136/2010.

Para possibilitar a participação de um maior número de pessoas, o seminário do LBDN será transmitido ao vivo pela internet. Na página eletrônica: livrobranco.defesa.gov.br.

O Livro Branco deverá ter sua primeira edição apresentada pelo Poder Executivo ao Congresso até meados de 2012. Para cumprir a tarefa, o governo criou por meio do Decreto nº 7.438/11, um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI). A coordenação do GTI está a cargo do Ministério da Defesa.


Fonte:
Ministério da Defesa



29/08/2011 15:42


Artigos Relacionados


RJ sedia quinta edição do Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional

Defesa fixa diretrizes para elaboração do Livro Branco de Defesa Nacional

Debate sobre Livro Branco da Defesa Nacional chega ao Sul do País

Livro Branco reabre na sociedade debate sobre defesa nacional

Seminário Nacional de Moda 2010 será realizado em Salvador

Estão abertas as inscrições para pesquisa em defesa nacional