Ação contra pirataria fecha shopping na capital paulista



O Shopping Boulevard Monti Mare, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), foi fechado por agentes que atuam em operações de combate à pirataria, contrabando e sonegação fiscal. A iniciativa faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas pela Secretaria de segurança Urbana de São Paulo, com o apoio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), ligado ao Ministério da Justiça, e outros parceiros institucionais. 

O shopping teve suas 215 lojas vistoriadas na quarta-feira (30). Desse total, 170 lojas foram lacradas por comércio irregular de mercadorias. De acordo com os policiais, uma das lojas teve a licença de funcionamento cassada por vender produtos pirateados. O proprietário foi levado à Polícia Civil de São Paulo (Deic) para explicar a origem das mercadorias e a documentação irregular da loja. Eles flagraram ainda um estrangeiro, sem documentação, vendendo produtos ilegais e o encaminharam à Polícia Federal. 

Em fevereiro, foram apreendidos cinco milhões de produtos no Shopping Boulevard Monti Mare. Na última terça-feira (29), em São Paulo, outro estabelecimento comercial foi interditado. A operação no Shopping 25 de Março resultou na apreensão de dez milhões de produtos ilegais, entre eles, relógios, óculos, bolsas, tênis, roupas e equipamentos eletrônicos, no valor estimado em R$ 400 milhões. 

As ações na capital paulista fazem parte do projeto Cidade Livre de Pirataria, que integra órgãos do governo federal, do estado e do município no planejamento de ações conjuntas. A iniciativa já existe em Brasília, Curitiba e São Paulo.  

 

Fonte:
Ministério da Justiça



01/04/2011 16:31


Artigos Relacionados


PM realiza operação contra pirataria no Shopping 25 de Março

Justiça fecha lojas em São Paulo durante ação de combate à pirataria

Inflação diminui na capital paulista e fecha o mês em 0,35%, informa Fipe

Valmir Amaral pede a ação do Estado contra a pirataria

Humberto Costa propõe ação integrada contra pirataria de remédios

Ação contra pirataria apreende dinheiro, munição e produtos no Distrito Federal