Justiça fecha lojas em São Paulo durante ação de combate à pirataria
O Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), coordenado pelo Ministério da Justiça, participou nesta segunda-feira (16) de mais uma operação de combate ao comércio ilegal em São Paulo. A operação no shopping Mundo Oriental, na região central da capital paulista, apreendeu 163 mil itens falsificados.
A ação, coordenada pelo gabinete de Gestão Integrada de Segurança de São Paulo e sob o comando da Receita Federal e das polícias Federal, Civil e Militar locais, integra o projeto Cidade Livre de Pirataria, formado por órgãos do governo federal (como o Ministério da Justiça), estadual e municipal. A iniciativa tem como objetivo combater a pirataria, sonegação fiscal, contrabando e outros delitos penais e administrativos, inclusive formação de quadrilha.
Nesta operação, a Polícia Federal analisou a documentação de mais de 50 estrangeiros, sendo oito autuados e com prazo para apresentação de documentação pessoal complementar para regularizar situação no País e também a documentação das lojas em ordem, e outros seis deportados por não terem documentação para permanecer no Brasil.
Em outra ação na última sexta-feira (13), uma pessoa foi presa e duas lojas foram fechadas em um shopping na Avenida Paulista.
Nos últimos meses, o centro comercial da cidade de São Paulo tem sido alvo de operações coordenadas pelo projeto Cidade Livre de Pirataria. Em fevereiro, foram apreendidos cinco milhões de produtos. Em abril, a fiscalização fechou por 10 dias a Galeria Pagé, tradicional centro popular de compras na rua 25 de Março, com apreensões de toneladas de mercadorias piratas e contrabandeadas.
A operação de combate à pirataria continuará durante esta semana.
Fonte:
Ministério da Justiça
17/05/2011 14:53
Artigos Relacionados
Ação contra pirataria fecha shopping na capital paulista
Justiça e Distrito Federal firmam acordo de combate à pirataria
Ministério da Justiça apóia combate à pirataria no Distrito Federal
Ministério da Justiça e governo do Distrito Federal lançam campanha de combate à pirataria
Saiba o que abre e fecha em São Paulo durante o feriado
Saiba o que abre e fecha em São Paulo durante o feriado de Tiradentes