Ação resgata 22 trabalhadores em situação de escravidão no Pará
Uma ação entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal resgatou 22 trabalhadores em situação análoga a de escravo, no Pará. A operação ocorreu entre 9 e 19 de julho, nas fazendas Indiana e Pato de Minas, localizadas no município de Tucumã.
O Grupo Móvel, que coordenou a ação, solicitou após a auditoria, a rescisão dos contratos e retirada imediata dos trabalhadores em situação degradante. As verbas indenizatórias totalizaram R$ 27.694,06 para Fazenda Indina e R$ 2.155,57 para Fazenda Patos de Minas, além do encaminhamento dos trabalhadores para recebimento do seguro-desemprego. Ao todo, foram emitidos 11 CTPS e realizadas as anotações e registros de todos os trabalhadores.
A operação resgatou 21 trabalhadores na fazenda Indina, sendo dois menores de idade. No local não havia instalações sanitárias e fornecimento de água potável para o consumo e preparo de alimentos, sendo os alojamentos barracos de lona que não tinham as mínimas condições de higiene.
Na Fazenda Patos de Minas foi resgatado um trabalhador em condições análoga à de escravo. O alojamento dos trabalhadores era uma casa de madeira, sem portas e janelas, nem instalações sanitárias e fornecimento de água potável. Além disso, em ambas as fazendas os trabalhadores não possuíam registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
- Saiba sobre os direitos do cidadão
- Mais de 2 mil trabalhadores foram resgatados da escravidão em 2012
03/09/2013 11:59
Artigos Relacionados
Fiscalização resgata trabalhadores em condição de escravidão em Goiás
Trabalhadores em situação de escravidão são resgatados no Pará
Trabalhadores são resgatados em situação de escravidão em São Paulo
Ação de fiscalização resgata 172 trabalhadores escravos em MG
Ministério resgata dois trabalhadores e um adolescente no Pará
Fiscalização resgata 11 trabalhadores em GO