Ação resgata 22 trabalhadores em situação de escravidão no Pará



Uma ação entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal resgatou 22 trabalhadores em situação análoga a de escravo, no Pará. A operação ocorreu entre 9 e 19 de julho, nas fazendas Indiana e Pato de Minas, localizadas no município de Tucumã. 

O Grupo Móvel, que coordenou a ação, solicitou após a auditoria, a rescisão dos contratos e retirada imediata dos trabalhadores em situação degradante. As verbas indenizatórias totalizaram R$ 27.694,06 para Fazenda Indina e R$ 2.155,57 para Fazenda Patos de Minas, além do encaminhamento dos trabalhadores para recebimento do seguro-desemprego. Ao todo, foram emitidos 11 CTPS e realizadas as anotações e registros de todos os trabalhadores.

A operação resgatou 21 trabalhadores na fazenda Indina, sendo dois menores de idade. No local não havia instalações sanitárias e fornecimento de água potável para o consumo e preparo de alimentos, sendo os alojamentos barracos de lona que não tinham as mínimas condições de higiene.

Na Fazenda Patos de Minas foi resgatado um trabalhador em condições análoga à de escravo. O alojamento dos trabalhadores era uma casa de madeira, sem portas e janelas, nem instalações sanitárias e fornecimento de água potável. Além disso, em ambas as fazendas os trabalhadores não possuíam registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).