Fiscalização resgata trabalhadores em condição de escravidão em Goiás



A operação fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE-GO), culminou no resgate de 39 trabalhadores em condição de trabalho semelhante à escravidão.  A operação aconteceu em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (DPF) e Polícia Rodoviária Federal (DPRF). A ação foi realizada entre os dias 27 de setembro e 14 de outubro, nos municípios de Goiatuba e Vicentinópolis. Os trabalhadores atuavam na colheita e transporte de cana–de-açúcar.

De acordo com o auditor fiscal do trabalho e coordenador da ação, Roberto Mendes, o motivo do resgate foi a constatação da submissão do grupo a jornadas exaustivas de trabalho, com mais de 24h seguidas de labor ininterrupto.  “Tudo isso sem contar as horas de percurso da moradia até à frente de trabalho. A jornada diária ultrapassava em mais de 100% a estabelecida por lei para essa categoria de trabalhadores que é de 6h, em turnos de revezamento, e de 8h, em turnos fixos”, ressalta Mendes.

Os trabalhadores não recebiam pelas horas extras trabalhadas nem pelo descanso semanal remunerado. Os fiscais do Trabalho regularizaram a situação dos encargos sociais devidos pelo empregador tais como INSS e FGTS e emitiram a Guia do Seguro Desemprego. Por lei, cada trabalhador resgatado tem direito a até três parcelas no valor de um salário mínimo cada.


Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego 



17/10/2011 18:59


Artigos Relacionados


Fiscalização resgata grupo de trabalhadores em condição degradante em Santa Catarina e Maranhão

Operação liberta trabalhadores em condição análoga à escravidão

Ação resgata 22 trabalhadores em situação de escravidão no Pará

Fiscalização resgata 11 trabalhadores em GO

Ação de fiscalização resgata 172 trabalhadores escravos em MG

Trabalhadores são resgatados em situação de escravidão em São Paulo