Acir Gurgacz defende construção de terminal portuário em Guajará-Mirim



O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu, nesta terça-feira (3), a construção de um terminal portuário no município de Guajará-Mirim (RO) e pediu investimentos nos portos já existentes no estado. O senador se mostrou indignado com as precárias condições de exportação na atual área portuária de Guajará-Mirim, constatadas durante visita feita na última sexta-feira (30) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado ao local.

Gurgacz lembrou que o comércio internacional naquela região de fronteira já é feito há mais de um século afirmando que já passou da hora de a população contar com melhores estruturas para comercializar com o país vizinho, a Bolívia. Segundo ele, Guajará-Mirim tem potencial para ser um corredor de exportação e a construção de um porto no local dará uma nova configuração para as exportações do agronegócio brasileiro.

O senador afirmou que a construção de um terminal portuário em Guajará-Mirim é uma reivindicação antiga dos produtores e comerciantes da região do Vale do Aymoré. Ele disse que, naa audiência pública realizada na última sexta-feira, em Guajará-Mirim, assumiu o compromisso com a comunidade local de cobrar a liberação dos recursos previstos para a construção do porto.

Acir Gurgacz explicou que a construção do terminal portuário de Guajará-Mirim faz parte do projeto de modernização portuária de Rondônia, que está sendo coordenado pela Sociedade de Portos e Hidrovias do estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Econômica. O senador acrescentou que o projeto prevê ainda a ampliação e modernização do porto organizado de Porto Velho e a construção de terminais portuários nas cidades rondonenses de Costa Marques, Pimenteiras, Cabixi e Machadinho D’Oeste.

Para tanto, explicou o senador, é necessário que o Ministério dos Transportes agilize a liberação de recursos para a elaboração de projetos de engenharia para a construção do novo porto da capital e dos cinco terminais portuários de Rondônia.

- Portanto, fica aqui o meu apelo ao ministro César Borges e à diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários para que auxiliem o estado de Rondônia na finalização e aprovação dos projetos e na liberação dos recursos para a execução dessas obras – disse.



03/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz defende desenvolvimento integrado para Guajará-Mirim

Ivo Cassol defende ampliação da Zona Franca de Guajará-Mirim

Acir Gurgacz registra inauguração de terminal hidroviário

Cassol anuncia obra da ponte que liga Guajará-Mirim à Bolívia

CDR aprova novos incentivos para a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (RO)

Senadores cobram ampliação de investimentos da Suframa na Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim