CDR aprova novos incentivos para a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (RO)



Mercadorias nacionais e estrangeiras que entrarem na Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim, em Rondônia, deverão ficar livres da incidência das Contribuições para o PIS/Pasep e para o Financiamento da Seguridade Social. Substitutivo do senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB) a dois projetos de lei do Senado sobre o assunto foi aprovado nesta terça-feira (20) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

Os projetos são o PLS 54/2008, do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e PLS 346/09, do ex-senador Expedito Júnior, que tramitam em conjunto.

O texto aprovado determina a inclusão dos bens finais de informática em regime fiscal especial e amplia para 30 anos a vigência das isenções e benefícios fiscais vinculados a essa área de livre-comércio. Pela lei em vigor, as isenções e benefícios serão mantidos durante 25 anos, prazo que se encerra no ano de 2016.

Ao analisar as duas propostas, Vital do Rego as considerou "plenamente válidas", ressaltando o momento de desenvolvimento vivido por Rondônia. De um lado, está a construção da Rodovia Bi-Oceânica, que vai ligar a Amazônia brasileira ao Oceano Pacífico, e, de outro, as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, com entrada em operação prevista para 2013.

A matéria seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votada em decisão terminativa .

Biocombustíveis

Ainda na reunião desta terça-feira, os senadores aprovaram o requerimento 25/2011, da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), para que a comissão convide o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, para debater a ampliação da produção e do consumo de biocombustíveis no Brasil, especialmente no Nordeste.



20/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores cobram ampliação de investimentos da Suframa na Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim

CE pode votar incentivos para Área de Livre Comércio de Macapá e Santana

CDR aprova prorrogação de incentivos para áreas de livre comércio e Amazônia Ocidental

Comissão de Desenvolvimento Regional aprova criação de Área de Livre Comércio em Santarém

CDR vota prorrogação de incentivos para áreas de livre comércio

Acir Gurgacz defende desenvolvimento integrado para Guajará-Mirim