Acir Gurgacz pede que governo intervenha em conflito nas obras da usina de Jirau




O senador Acir Gurgacz (PDT - RO) afirmou, em discurso nesta segunda-feira (21), que o tratamento em pé de igualdade que o Brasil busca receber dos Estados Unidos, como se aventou durante a visita do presidente norte-americano Barack Obama, só ocorrerá quando o país conseguir controlar e arbitrar conflitos como o da Usina de Jirau, em Rondônia, que ameaça a segurança energética do país.

Na última semana, trabalhadores incendiaram veículos, equipamentos e alojamentos e, por isso, tanto a obra da usina hidrelétrica de Jirau quanto a de Santo Antônio, esta de forma preventiva, estão paradas por tempo indeterminado. Ambas estão situadas no Rio Madeira.

A Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia fez diligências no canteiro de obras nos momentos de crise e destruição, e já realizou duas reuniões de entendimento entre trabalhadores e as empresas do consórcio construtor da usina de Jirau. Mas não havia nenhuma pauta de reivindicação trabalhista e a Polícia Federal e a Polícia Civil de Rondônia estão investigando as reais causas da revolta e da destruição dos alojamentos e veículos.

- É imprescindível que se levante os reais motivos que levaram ao motim e a paralisação das obras em Jirau, que os responsáveis sejam penalizados, e que o governo tome uma atitude mais enérgica diante de toda a situação, exigindo mais segurança, respeito aos direitos trabalhistas e o cumprimento dos prazos. É somente dessa forma que o Brasil vai conquistar o respeito internacional e ser tratado de igual para igual pelos Estados Unidos da América e pelas maiores economias do Planeta - declarou o parlamentar.

Na opinião de Acir Gurgacz, uma obra desta dimensão, a maior em andamento no país e integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que envolve bilhões de reais em dinheiro público, não poderia estar sujeita a situações como essa. Para ele, o governo brasileiro, que é o grande financiador desta obra, precisa tomar o controle da situação e arbitrar o conflito.



21/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acir Gurgacz agradece agilidade do governo na solução de impasse na Usina de Jirau

Acir Gurgacz relata indícios de participação estrangeira nos conflitos em Jirau

Acir Gurgacz pede início imediato de obras de restauração da BR-364

Acir Gurgacz pede diálogo da Aneel com a sociedade sobre obras de usinas

Acir Gurgacz agradece ao governo federal por obras em Rondônia

Acir Gurgacz pede que governo federal dê atenção a Rondônia