Acir Gurgacz quer estender a cidades pequenas o atendimento a viciados em drogas
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) sugeriu ao Ministério da Saúde que autorize a implantação de Centros de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas, os conhecidos CAPS-AD, também nas cidades com menos de 100 mil habitantes. Ele ponderou que as drogas, especialmente o crack, "já chegaram às cidades pequenas" e não tem sentido o governo só dar atendimento a viciados das grandes cidades.
- Meu estado, Rondônia, já sofre com esse flagelo. O crack já está nas pequenas cidades e nos bairros mais humildes de Porto Velho, a nossa capital - informou.
O senador aplaudiu a decisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de realizar no país, pela primeira vez, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), que vem entrevistando cerca de 70 mil adolescentes de 13 a 15 anos em 1.507 escolas. Disse que eles estão respondendo sobre violência, segurança, alimentação, sexo e consumo de álcool e drogas. O resultado do trabalho, observou, será importante para orientar as políticas públicas direcionadas as adolescentes.
Energia elétrica
No mesmo discurso, Acir Gurgacz propôs ao governo a isenção dos tributos PIS/Cofins sobre a energia elétrica, sustentando que eletricidade mais barata não apenas beneficia as famílias, mas ajuda a impulsionar o desenvolvimento. Lembrou que o Congresso já aprovou essa isenção, mas ela foi vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O senador opinou que a situação econômica do momento é bem diferente e agora há espaço para redução de impostos.
06/07/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acir Gurgacz quer locais adequados para dependentes de drogas em hospitais públicos
Acir Gurgacz registra adesão de Porto Velho a programa de combate às drogas
Acir Gurgacz: 'Quem precisa de atendimento médico não pode esperar'
Acir Gurgacz quer equiparar tablets aos livros
Acir Gurgacz quer incluir arrecadação de contribuições no FPE e no FPM
Acir Gurgacz quer plebiscito sobre a reforma política