Acir Gurgacz quer locais adequados para dependentes de drogas em hospitais públicos
Como medida de combate ao crescimento do consumo de crack e oxi entre os jovens brasileiros, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) anunciou, nesta terça-feira (24), a apresentação de proposta de emenda à Constituição para tornar obrigatória a existência de locais adequados nos hospitais públicos para tratar usuários e dependentes de drogas.
- O assunto é da mais alta importância. Peço ao ministro da Saúde que veja que a atenção às nossas crianças não é questão de polícia, mas de saúde. Nós precisamos cuidar dessas crianças, dos nossos jovens que já estão dependentes, tê-los nos hospitais, que devem estar preparados para lhes dar atenção - disse Gurgacz, em discurso no Plenário.
O senador citou reportagem sobre drogas do jornal O Globo que mostrou a prostituição de adolescentes na BR 364, entre Acre e Rondônia, que se oferecem por quantias irrisórias apenas para sustentar o vício. Gurgacz salientou que o país deve intensificar a vigilância nas fronteiras, para impedir que drogas ou produtos que a compõem adentrem o território brasileiro.
O parlamentar também se posicionou contra o "olhar liberalista" da sociedade, que, segundo ele, defende a liberação de certas drogas como se ignorasse que tanto a maconha quanto o álcool, já liberado, abrem portas para as drogas mais pesadas e são usados precocemente por crianças e adolescentes, os quais não têm discernimento para respeitar certos limites.
Abdias Nascimento
Acir Gurgacz também lamentou a morte, nesta terça, do ex-senador e ativista Abdias Nascimento. Paulista de Franca, Abdias era filiado ao PDT e um dos pioneiros do movimento de luta contra a discriminação racial no Brasil.
O senador relatou que Abdias foi perseguido pela ditadura militar e viveu no exílio de 1968 a 1978. Também lembrou da sua produção literária, que incluiu obras como Sortilégio, Dramas Para Negros e Prólogo Para Brancos e O Negro Revoltado.
- Após a volta do exílio, insere-se na vida política, tendo sido deputado federal de 1983 a 1987, e senador de 1997 a 1999, além de colaborar fortemente para a criação do Movimento Negro Unificado em 1978 - contou Gurgacz.
24/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acir Gurgacz quer estender a cidades pequenas o atendimento a viciados em drogas
Acir Gurgacz apoia internação compulsória para dependentes de crack
Redução de gastos públicos é um desafio para os prefeitos, diz Acir Gurgacz
Acir Gurgacz registra adesão de Porto Velho a programa de combate às drogas
Acir Gurgacz propõe exame antidoping nas provas físicas de concursos públicos
Acir Gurgacz quer atenção para produtor de leite em Rondônia