ACM ABRE EXPOSIÇÃO DA BAHIA SOBRE 500 ANOS DO BRASIL
A forma como a exposição foi organizada, do geral para o particular - o mundo, a América do Sul, o Brasil, a Bahia e Salvador - permite comparar os mapas e a evolução das formas de representação. Um painel com mapas datados de 1519 a 1996, retratando o Brasil na ótica dos cartógrafos, dos navegadores e aventureiros do passado, complementa a mostra.
Inicialmente elaborados de forma artesanal, os mapas evoluem ao longo da exposição para trabalhos digitais de alta precisão. As lendas que povoam o imaginário popular são destaque no mapa intitulado "América Austral", datado de 1600. Os castelos que aparecem no mapa intitulado "América Meridional" sinalizam para uma compilação com base em relatos de navegadores.
O mapa "Obtis Universalis" representa o mundo do ponto de vista dos árabes, que se orientavam pelo Sul. Ao centro, aparece um presépio de forte conotação religiosa, uma tradição medieval. O mapa das Capitanias Hereditárias apresenta texto em português arcaico, com a intenção de divulgar as vantagens da nova terra descoberta.
Ao comentar a exposição, o senador Antonio Carlos Magalhães destacou a qualidade do trabalho apresentado e sua oportunidade. Ele observou que os mapas mostram claramente a evolução do país e da Bahia em particular, prevendo que se novo trabalho for feito em 10 ou 15 anos, "a situação retratada será completamente diferente".
13/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney abre exposição sobre 80 anos do voto feminino no Brasil
Senado abre exposição sobre 70 anos do voto feminino
Exposição sobre 25 anos da Constituição abre atividades culturais do Senado em 2013
Senado inaugura exposição sobre os 70 anos do voto feminino no Brasil
Aberta nesta segunda (25) exposição sobre os 50 anos do bicampeonato do Brasil no futebol
ACM ABRE EXPOSIÇÃO DOS 500 ANOS NO SENADO