ACM afirma que excesso regulatório leva à corrupção



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) atribuiu à excessiva burocracia governamental e ao exagero nas regulamentações a maior parte da corrupção nos países da América Latina, Ásia e África. O senador citou um estudo do economista peruano Hernando de Soto, publicado sob o título Fazendo Negócios em 2004, que aponta várias evidências e estatísticas que relacionam corrupção à burocracia excessiva, e comemorou o fato de o Banco Mundial e a administração George W. Bush terem chegado à mesma conclusão.

Um estudo recente do Banco Mundial demonstra que para abrir legalmente um negócio no Brasil são necessários 15 etapas burocráticas e 152 dias. No caso da Argentina, são necessários 18 etapas e 68 dias; na Bolívia, 18 etapas e 67 dias; no Chile, 10 etapas e 28 dias; no Equador, 14 etapas e 90 dias; em El Salvador, 12 etapas e 115 dias e no México, sete etapas e 51 dias. Nos Estados Unidos, disse Antonio Carlos, são necessários apenas cinco etapas e quatro dias para abrir um negócio, e, na Austrália, quatro etapas e dois dias.

O senador conversou por telefone com o economista peruano, que disse que leis pouco razoáveis levam as pessoas a contorná-las. -Leis que custam caro para serem cumpridas são, possivelmente, a mais importante fonte de corrupção no mundo-, disse De Soto, segundo relato do senador.

Em seu estudo, o economista informou que seguiu todos os passos burocráticos e legais necessários para abrir uma indústria de confecções com um único empregado em Lima, no Peru. Descobriu que era impossível fazê-lo legalmente, porque levaria 289 dias e gastaria US$ 1.231.

O economista peruano demonstra que a excessiva burocracia do Peru leva à publicação anual de 28 mil regulamentos administrativos e leis por ano, o que força os ricos a subornar funcionários do governo e condena os pobres a operar na economia informal. O senador usou todos os números e conclusões para defender um processo de desburocratização e desregulamentação no Brasil.



03/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney afirma que excesso de MPs é intervenção no Legislativo

Mantega faz previsões 'otimistas em excesso', afirma Alvaro Dias

Alvaro Dias afirma que é preciso estabelecer o marco regulatório da comunicação

Marco regulatório é essencial para avanço da mineração no Brasil, afirma Lobão

Concentração leva a desemprego na cadeia produtiva, afirma conselheiro

Alckmin afirma que corrupção é entrave para desenvolvimento do país