Mantega faz previsões 'otimistas em excesso', afirma Alvaro Dias
Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o governo vem fazendo previsões "otimistas em excesso" em relação à economia do país. Ele fez essa crítica ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante a audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Econômicos e de Serviços de Infraestrutura do Senado.
No início da audiência, o ministro disse que "a economia brasileira está numa trajetória de crescimento que será mantida" e previu investimentos de R$ 470 bilhões "que irão revolucionar a infraestrutura brasileira".
Para Alvaro Dias, as previsões de Mantega "frustram sempre". O senador citou como exemplo as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) feitas pelo ministro para os últimos dois anos.
– Vossa Excelência previu 5,5% em 2011 e chegou-se a 2,73%. Previu de 4,5% a 5% em 2012 e chegou-se a 0,87% – recordou o senador, acrescentando que "previsões equivocadas ensejam decisões equivocadas; comprometem as decisões do setor privado".
O parlamentar declarou ainda que "não se sabe o que é pior: se essas previsões são resultado de incompetência ou mentira deslavada".
A audiência está sendo realizada na sala 19 da Ala Alexandre Costa e pode ser acompanhada pela TV Senado, na internet.
Mais informações a seguir
21/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cyro Miranda questiona previsões otimistas de Guido Mantega
Alvaro Dias condena excesso de MPs
Alvaro Dias: governo pode abrir mão da CPMF pois há excesso de arrecadação
Alvaro Dias diz que Mantega deve esclarecimentos ao Senado
Alvaro Dias acusa Mantega de levar o Brasil a descrédito internacional
Alvaro Dias critica política econômica e pede que Mantega explique situação na CAE