ACM: atual governo é "inimigo da moralidade pública"



Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (30), o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) criticou recente declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a política deve ser feita "com o que se tem, e não com o que se quer". Na interpretação do senador, o atual governo federal é "desonesto e inimigo da moralidade pública".

O parlamentar afirmou que o presidente Lula protegeu pessoas envolvidas no "valerioduto", no "mensalão" e na chamada "máfia das ambulâncias". Ele também levantou suspeitas de que haveria corrupção na Petrobras e prometeu empenho na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a estatal após as eleições presidenciais deste ano.

- O presidente da República continua cada vez pior: pior na mentira e, sobretudo, na coragem de proteger os ladrões. Lula é responsável pelo roubo do partido - afirmou.

Antonio Carlos também criticou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por ter proibido a exploração de petróleo e gás natural em uma faixa litorânea entre a Bahia e o Espírito Santo. Na opinião do senador, trata-se de "fundamentalismo ambiental" do órgão, o que traria prejuízos econômicos para o país.

- O Ibama só tem prejudicado este país, principalmente na gestão de Lula. O Ibama deve rever sua opinião e permitir a exploração de gás - disse.

Em maio deste ano, o Ibama baixou a Portaria nº 39/06 que estabeleceu a zona de amortecimento do Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Com isso, ficou proibida a exploração de petróleo e gás natural nesta faixa de mais de 200 quilômetros do litoral brasileiro. Qualquer atividade econômica com impacto ambiental passou a depender de anuência do Ibama e do Conselho Gestor do parque nacional. O senador José Jorge (PFL-PE) apoiou em aparte o discurso do colega baiano.

30/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM ANUNCIA PROVIDÊNCIAS PARA GARANTIR A MORALIDADE PÚBLICA

ACM: CPI DO JUDICIÁRIO CUMPRIU SEU DEVER DE GUARDIÃ DA MORALIDADE PÚBLICA

Marcos Mendonça: 'Um homem que lutou pela democracia, pela moralidade pública e pela ética.'

PPA proposto pelo governo difere do atual

PARA BENEDITA, MODELO ECONÔMICO É O MAIOR INIMIGO DO TRABALHADOR

Ideli: governo atual não aumentou pagamentos a Gtech