ACM COMEMORA COM FHC 4 ANOS DE REAL E PREVÊ DEFINIÇÃO ELEITORAL NO 1º TURNO
O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, participou na manhã de hoje (dia 1o.) da solenidade em comemoração aos 4 anos do Plano Real, a convite do presidente da República. Ele previu, após a cerimônia, que, "ao que tudo indica, a eleição presidencial de outubro próximo será definida no primeiro turno, com a reeleição de Fernando Henrique Cardoso". O senador saudou o crescimento do presidente nas pesquisas e disse não estar surpreso com a queda do candidato de oposição, Luiz Inácio Lula da Silva, que "subiu além do que merecia".
A solenidade foi realizada no Centro de Formação do Banco do Brasil e reuniu, além de Fernando Henrique e Antonio Carlos, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, ministros de Estado, deputados e senadores, além de empresários e dirigentes sindicais. Na ocasião, o presidente do Banco Central, Gustavo Franco, apresentou a nova família de moedas do real e previu a gradual substituição das atuais em um período de cinco a oito anos. Ao falar sobre o Plano Real e os resultados, para o país, dos quatro anos com estabilidade monetária, o presidente da República fez questão de abordar temas como os investimentos sociais de seu governo e o desemprego, contestando as críticas feitas pela oposição.
Em entrevista à imprensa após a cerimônia, o presidente do Senado destacou os avanços registrados pelo país ao longo do governo FHC e previu que, no futuro próximo, "ainda vai melhorar muitíssimo". Antonio Carlos reafirmou sua opinião de que a chapa Lula-Brizola chegou a seu teto de crescimento nas intenções de voto e saudou a melhoria das ações de comunicação do governo e a recuperação por Fernando Henrique "do ânimo do candidato de 94". Nessa situação, acrescentou o senador, "ele se torna imbatível". Daí sua convicção de que o pleito poderá ser decidido em favor da reeleição do presidente da República já no primeiro turno.
A referência feita pelo presidente da República, em seu pronunciamento, à desburocratização do crédito foi particularmente destacada pelo senador Antonio Carlos. "O que o povo brasileiro realmente quer hoje é que o crédito chegue rapidamente a quem necessita", salientou. Ele repudiou, por outro lado, as "críticas de quem não tem amor pelo Brasil" e acusa o governo de incrementar os investimentos sociais em função da campanha eleitoral. No entender do senador, "o presidente tem de fazer mais pelo social agora e ainda mais amanhã".
01/07/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso comemora os 20 anos do Plano Real
Perillo comemora os 15 anos do Plano Real
Senado comemora em 1º de julho os 15 anos do Plano Real
Prodasen comemora 34 anos com transmissão dos resultados do segundo turno das eleições
ACM CRITICA 2º TURNO ELEITORAL
CCJ vota minirreforma eleitoral em turno suplementar