Prodasen comemora 34 anos com transmissão dos resultados do segundo turno das eleições



No dia 18 de Outubro, a Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) comemora 34 anos de serviço no auge da preparação para a transmissão da apuração do segundo turno das eleições de presidente da República e governadores no dia 29.

O Prodasen, juntamente com a Agência Senado e a TV Senado, firmou convênio com o Tribunal Superior Eleitoral, para oferecer na página do Senado na Internet o programa Divulga 2006, do TSE. Com isso, o Prodasen registrou o maior índice de acesso ao Portal do Senado na Internet (www.senado.gov.br) no dia 1º de outubro, com transmissão da apuração dos resultados do primeiro turno das eleições.

A página do Senado na Internet, hoje com potência de 90 Mbps (mega bits por segundo), atingiu 81% de sua capacidade, por volta das 21h de 1º de outubro. O gráfico abaixo demonstra em números a evolução do consumo da banda de comunicação do Senado com a Internet.

Para o segundo turno, o Prodasen realizará o mesmo convênio com a Justiça Eleitoral. O programa Divulga 2006 exibe nas telas dos computadores conectados na Internet os resultados da apuração das eleições em todo o País. As informações do TSE são armazenadas pelo Prodasen em seu banco de dados e ficam disponíveis ao acesso do internauta. Todo esse processo está automatizado.

A apuração dos resultados começará às 17h, mas devido à diferença de fuso horários dos estados do Norte, os dados somente começarão a ser divulgados a partir das 19h de Brasília. Estima-se que até às 22h já se tenha o resultado das eleições em todo o País.

História

Criado em 18 de outubro de 1972 com o objetivo de automatizar o processo de elaboração do Orçamento, o Prodasen controla a rede de informática do Senado atualmente com cerca de cinco mil computadores.

Durante a Assembléia Nacional Constituinte, o Prodasen processou os dados de 72.719 sugestões enviadas pelos cidadãos. Com o trabalho do Prodasen, o Senado foi a primeira instituição legislativa da América do Sul a ter uma página na Internet.

Na CPI Mista dos Correios, os técnicos do Prodasen criaram um novo programa para a coleta e recebimento de dados que permitiu melhora na velocidade do trabalho da comissão. Os modelos de planilhas criadas pelo Prodasen passaram a ser adotados como padrão pela Anatel e pelo Banco Central, uniformizando a entrega dos dados requisitados pelas comissões parlamentares.

O trabalho de investigação de parlamentares e assessores foi facilitado com a oferta, pelo Prodasen, das tecnologias de Data Warehouse (DW) e Business Intelligence (BI), voltadas fará facilitar a pesquisa, por meio da coleta e do cruzamento de grandes quantidades de dados.

Outras ações destacam o papel do Prodasen na modernização do Legislativo. As mesmas tecnologias de DW e BI estão disponíveis na elaboração das matérias orçamentárias e também no acompanhamento de sua execução pelo projeto Siga Brasil.

Todo o processo de elaboração do Orçamento baseia-se, ainda, em sistemas desenvolvidos pelos técnicos do Prodasen. Destacam-se o de emendas e o de controle do conjunto do processo pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO).

Apoiado na estrutura de informática do Prodasen, também foi criado o Programa Interlegis (Comunidade Virtual do Poder Legislativo) para acelerar a modernização do Poder Legislativo Brasileiro nas três esferas - municipal, estadual e Federal. Esse programa faz avançar atransparência e a eficiência do Legislativo brasileiro.



13/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg comemora desempenho do PSB no segundo turno da eleições municipais

Brasil acompanha segundo turno das eleições no Haiti

Zambiasi propõe segundo turno em eleições municipais

Votações em Plenário só após segundo turno das eleições

Alô Senado prestará informações sobre o segundo turno das eleições

Renan quer votações antes do segundo turno das eleições